Atento a esse momento e com foco em resultados e crescimento, o Sistema Fecomércio/CE apresentou na manhã desta sexta-feira (08) soluções inteligentes para a retomada do comércio e prepara empresas para esse novo mundo digital. São ações voltadas para auxiliar organizações do comércio de bens, serviços e turismo e gestores a promover a mudança necessária para a uma nova forma de gerir e realizar negócios com mais competitividade neste novo cenário.
Com a incidência da pandemia pelo Coronavírus, Covid-19, e o isolamento social imposto pelos Governos, sob a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde econômico/financeira do país também ficou em risco e surgiu um novo panorama para a economia brasileira e do Ceará, com perspectivas de resultados negativos. Segundo o Núcleo de Pesquisas Econômicas (NUPE), da Universidade de Fortaleza, no Ceará, a economia pós-Covid-19 deverá ter um impacto negativo em um cenário provável da ordem de R$ 7,5 bilhões, com queda de 2,10% no PIB. Ainda segundo o estudo “Impactos do Novo Coronavírus nas Economias Brasileira e Cearense”, essa retração poderá atingir 4,2%, com um impacto negativo de R$ 11,1 bilhões.
Market Place
Tá Fácil Comprar é a plataforma digital criada pela Fecomércio Ceará para facilitar o acesso às compras, via site ou aplicativo, para empresas que não tenham acesso ou condições de terem sua própria plataforma digital.
O Market Place apresenta soluções às empresas do comércio, incluindo produtos, serviços e turismo. Os empresários serão os gestores de toda a logística de venda, pagamento, entrega etc.
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, essa ferramenta proporciona benefícios para os empresários, que podem contar com a parceria da Fecomércio, aderindo à plataforma e ativando os negócios. Com isso, as vendas passam a ser realizadas e os serviços oferecidos, seguindo um fluxo normal. Tudo de forma ágil e articulada. Já os consumidores ganham com a diversidade de produtos e serviços de vários segmentos, tudo em um mesmo lugar, num canal digital moderno, com muitas possibilidades de ofertas e com baixo custo de taxa de entrega por bairro.
Fecomércio Bank
Seguindo uma tendência mundial, com comprovada eficácia, o universo virtual vem expandindo em valores, conceitos e funcionalidade. E a avaliação de especialistas é de que nesse momento de isolamento social, quem não estiver pronto para ingressar no universo online ficará desconectado, isolado literalmente.
Em 2019, foi criado o Fecomércio Bank. A ação inovadora foi pensada para oferecer transações numa plataforma financeira, capaz de aumentar volume de negócios sem onerar clientes. Soluções tecnológicas que oferecem segurança e benefícios diferenciados, tudo com a chancela e a confiança da Fecomércio Ceará, para agilizar e facilitar resultados positivos.
“Estamos prontos para atender todas as necessidades financeiras. Uma equipe qualificada, preparada tecnicamente para dar suporte e auxiliar da melhor forma possível, com o intuito de fazer o negócio prosperar, sempre com maior rentabilidade e menor custo”, assegura o presidente Filizola.
“Nossa plataforma de negócios surgiu a partir da necessidade que identificamos na escuta aos nossos empresários associados. Taxas altas para negociações, serviços burocráticos, tudo isso dificulta os negócios e sabemos o quanto o tempo representa dinheiro. Com essa plataforma, iremos otimizar tempo, gerar negócios e ampliar oportunidades”, afirma Filizola. “Além de todos os serviços tradicionais, o nosso Fecomércio Bank oferece serviços diversos, voltados para a diversão da família, compras online e tudo o mais que se possa imaginar, como recarga de celular, compras de passagens, créditos no Google Play, Netflix, Sportfy, entre outros produtos e serviços’, acrescentou Filizola.
Outro fator interessante e inovador é o “Cashback”. Com esse serviço, o cliente recebe uma parte do seu dinheiro de volta, caso seja um correntista. Para isso, o Fecomércio Bank possui parcerias com vários estabelecimentos e empresas, que vão garantir ganho financeiro real.
A fintech da Fecomércio vai atender clientes pessoas físicas e jurídicas com um mix de produtos e serviços modernos e de ampla acessibilidade tecnológica.
Programa Gestão da Retomada
O Programa, desenvolvido pelo Senac Ceará, em parceria com a IXL Center, consultoria global de inovação de Cambridge, que no Nordeste é parceria da Trainer DG, irá preparar gestores para a retomada das suas atividades, apoiando as decisões estratégicas. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola, além de reunir empresários de diversos segmentos para entender e trazer insights acerca dos cenários, o Programa também dará acesso a uma plataforma web, que permitirá ao gestor visualizar seu negócio e, com ajuda dos mentores, traçar cenários para definir o melhor caminho rumo à retomada dos negócios.
As mudanças organizacionais são abordadas com leveza, flexibilidade e adaptabilidade, características relevantes para qualquer mudança. Utilizando uma abordagem denominada “learn by doing”, e através de insights de empresários, especialistas e consultores, apoiados por plataformas de comunicação, gestão do conhecimento e simulação, para auxiliar gestores de empresas a saírem do ponto A ao B, de forma flexível, rápida e efetiva.
O programa será dividido em dois módulos, o primeiro sobre gestão para retomada com sete ciclos: Estratégia, Mercado, Marketing e Vendas, Operação, Financeiro, Cenários e Avaliação. O segundo módulo, transformação para a retomada, conta com a parceria do Centro de Inovação IXL Center (IXL), que irá aportar suas metodologias, conteúdos e ferramentas proprietárias, além dos seus consultores, para a entrega de três ciclos: Como liderar na crise; Transformação na prática; e Métodos e ferramentas de transformação.
Os módulos também estão inclusos uma série de webinars com convidados, empresários e gestores de sucesso, que irão compartilhar suas experiências. Dentre eles, os empresários Luís Cézar Gomes (Deda), Gestor do Moleskine Gastrobar; e Eduardo Freire, da Framework.
Apoio
Segundo o presidente Maurício Filizola, é mais uma contribuição da instituição para apoiar as empresas e permitir a redução dos impactos com a pandemia. Entre os diferenciais do Programa estão: acesso ilimitado à Biblioteca Digital do Senac de fácil navegação, via dispositivo móvel ou computador. Outro benefício será o Atendimento Corporativo, um canal de suporte do Sistema Fecomércio que atua com soluções customizadas, foco em resultados e alternativas estruturadas para as organizações alcançarem o melhor desempenho. Segundo Isaac Coimbra, Gerente de Negócios Estratégicos do Sesc-Senac, no Cariri, o programa leva de sete a trinta dias para ser implantado.
Com o Cartão do Empresário, benefício do Sistema Fecomércio, os empresários terão 50% de desconto na adesão ao Programa.
Reformas
Durante a reunião realizada por videoconferência, com a presença de gestores da instituição e da imprensa, o presidente do Banco Nacional da Tecnologia da Informação (BNTI), Jackson Pereira Jr., empresa controladora do Economic News Brasil, apresentou sugestão ao presidente Mauricio Filizola para que a instituição também possa encampar um movimento pela necessidade de Reformas, principalmente nas areas trabalhistas e tributárias. Pois, para que as empresas possam sobreviver e gerar mais empregos diante do novo mundo corporativo e de consumo que irão encontrar na reabertura devem haver mudanças. Sobre o assunto, Filizola concordou e disse que este tema deve ter tratado em conjunto por todo setor produtivo na elaboração de propostas. “Quando as empresas fecharam suas portas o mundo era um, na reabertura será outro”, disse Filizola.