A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) teve sua Licença de Operação (LO) renovada por mais seis anos pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace). O documento foi assinado dia 29 de maio e todos os requisitos estão de acordo com as exigências das legislações ambientais.
O gerente de Meio Ambiente, Marcelo Baltazar, destacou o empenho da equipe operacional e de manutenção para que o trabalho da área atinja todos os objetivos ambientais, de saúde e segurança dos empregados e das comunidades próximas.
“Desde o início da construção da CSP, passando pelo início da operação e a estabilidade das atividades, implantamos e cumprimos todas as exigências ambientais internacionais, que são mais rigorosas do que a legislação nacional. É um valor para nós fazer o uso responsável e sustentável dos recursos naturais, além de assegurar a segurança e saúde dos nossos empregados e das pessoas que vivem onde estamos instalados”, informou Baltazar.
As principais obrigações atribuídas pelo órgão ambiental à siderúrgica são a permanente calibração para todos os controles ambientais e equipamentos de monitoramento; a manutenção da limpeza das drenagens; a manutenção de todos os sistemas de controle ambiental; e a manutenção de um canal de comunicação com as comunidades próximas. Tudo isso vem sendo realizado pela empresa.
Todas as informações sobre as questões ambientais da companhia podem ser consultadas o Portal da CSP, no campo “sustentabilidade/meio ambiente”.
Joint Venture Binacional
Constituída em 2008, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) é uma “joint venture” binacional formada pela brasileira Vale (50% de participação), uma das maiores mineradoras do mundo em minério de ferro, e pelas sul-coreanas Dongkuk (30%), maior compradora mundial de placas de aço, e Posco (20%), 4ª maior siderúrgica do mundo e a primeira na Coreia do Sul. Com investimento da ordem de US$ 5,4 bilhões, a CSP é a primeira usina integrada no Nordeste e a trigésima instalada no Brasil.
A usina, uma das mais modernas do Brasil e do mundo, iniciou a produção de placas de aço em junho de 2016.
Localização
A CSP está localizada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no município de São Gonçalo do Amarante, no Ceará, dentro da primeira Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que constituiu fatores fundamentais para garantir ampla competitividade ao produto nacional.
Produtos
A produção é voltada para geração de produtos laminados de alta qualidade para a indústria naval, de óleo & gás, automotiva e construção civil. A capacidade instalada é de 3 milhões de toneladas de placas de aço/ano nesta primeira fase do projeto.
Sustentabilidade
A CSP é uma indústria com tecnologia limpa e de ponta que tem como diretriz a sustentabilidade em todos seus aspectos – ambiental, social e econômica.