A Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCMPB) foi adquirida de forma integral pelo grupo educacional Afya pelo valor de R$ 380 milhões.
O pagamento da transação será efetivado em duas parcelas: 50% na assinatura do acordo e os outros 50% em quatro parcelas, que serão quitadas até 2024 e ajustado pela taxa do CDI.
Investidor
O Afya é um grupo educacional especializado em cursos de saúde e medicina, com ações negociadas na Nasdaq, em Nova York.
“O crescimento de nossos negócios por meio de aquisições é um componente importante de nossa estratégia, conforme articulado durante nosso IPO no ano passado. Até o momento, adicionamos pouco mais de 570 licenças ou 57% de nossa meta inicial de adicionar 1.000 licenças em um período de três anos. Estou muito orgulhoso de conseguir continuar executando nossas iniciativas estratégicas de longo prazo, mesmo no ambiente desafiador atual”, declarou o CEO do Afya, Virgilio Gibbon, sobre a aquisição.
O anúncio da transação foi realizado na noite da última quinta-feira (20).
O mercado de fusões e aquisições está bastante aquecido no país, principalmente após a pandemia.
FCMPB
É uma instituição de ensino superior com autorização governamental para oferecer cursos presenciais de graduação em medicina no Estado da Paraíba e o curso médico representa 99% de sua Receita Líquida de 2019.
A Receita Líquida projetada para a FCMPB em 2024 é de R$ 107 milhões, quando a instituição estará em sua plena capacidade de vagas ofertadas. Esse montante “representa em EV/Ebitda [valor de mercado sobre Ebitda] pós-sinergia estimado em 6,3 vezes”, segundo a companhia.
Atualmente, a instituição possui 157 vagas de medicina. Com isso, o Afya passa a ter 2.023 vagas de medicina.
A Faculdade foi fundada pelo Centro Nordestino de Ensino Superior e credenciada a funcionar através da portaria MEC Nº 2.625, de 18 de setembro de 2002, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 20 de setembro de 2002, pág. 33, seção 1.