Por mais estranho que possa parecer, o veículo elétrico de assento único Solo da ElectraMeccanica faz muito sentido no mundo real. De acordo com o U.S. Census Bureau, quase 90 por cento dos americanos dirigem sozinhos, seja em um carro, caminhonete ou SUV. Isso é muito metal para apenas uma pessoa.
As tendências também não sugerem que o número de viagens de uma pessoa está diminuindo: é um aumento significativo em relação a 2016, quando mais de 76% dos americanos viajariam sozinhos para o trabalho. Faça as contas, e os benefícios serão enormes: o Solo tem um quarto do tamanho e peso de um crossover de sete lugares e é totalmente elétrico.
Além dos benefícios ambientais óbvios, do meu test drive Solo EV posso atestar que é muito mais fácil estacionar, ou mesmo estacionar em paralelo, do que um carro compacto. Além de tudo, o Solo tem todos os acessórios de um veículo moderno de quatro rodas em subescala.
Visto de frente, ele se parece muito com o nariz de um carro típico para os pilares B. Há uma grade dianteira arrojada descansando ordenadamente acima de um conjunto de rodas, flanqueada por faróis adequados, um pára-brisa elegante, duas portas e um teto. O clipe frontal do Solo tem a aura de SUV elétrico compacto EQC da Mercedes-Benz, embora seja mais estreito e mais baixo no chão.
Pode ter duas portas, mas o Solo tem um único assento, perfeito para a tendência atual de distanciamento social. À medida que seu olhar muda dos pilares B para a traseira, no entanto, você descobre que a forma se afunila para uma extremidade traseira fina, com acabamento em uma única roda traseira.
O projeto é uma reminiscência do Reliant Robin, igualmente peculiar, altamente desejável, mas hilariamente perigoso, um veículo de três rodas semelhante da década de 1970. Como o Solo, o Robin tem capô, duas portas, para-brisa, faróis e os limpadores de um carro de quatro rodas típico. Mas ao contrário de Solo, o Robin coloca duas de suas rodas na parte traseira, deixando uma única roda na frente.
Não é preciso ser um gênio para descobrir o que há de errado com o Robin. Com uma única roda na frente para lidar com as tarefas de direção e equilíbrio, o centro de gravidade bastante alto de Robin o torna tão estável quanto um jogador de futebol patinando no gelo. Ele tende a se inclinar excessivamente e tombar com a menor provocação de força centrífuga. Felizmente, esses problemas não existem com o ElectraMeccanica Solo.
O Solo é tecnicamente uma motocicleta com apenas três rodas, mas a cabine totalmente fechada com um volante redondo e pedais adequados oferece a aura de um carro de quatro rodas. A cabine de assento único é acessível pelas portas em ambos os lados, o que normalmente significa que você pode estacioná-la nos espaços mais apertados e sair do veículo sem se contorcer como uma ginasta.
Tem um porta-malas pequeno na parte traseira e mais espaço de bagagem sob o capô dianteiro. O Solo EV possui ar-condicionado padrão, conectividade Bluetooth e uma câmera de backup.
A chave de engrenagem rotativa é de fácil acesso, juntamente com a instrumentação totalmente digital. Solo tem um cinto de segurança e uma barra de proteção integrada, então deve ser mais seguro, bem como mais resistente às intempéries do que uma motocicleta de duas rodas.
Equipado com uma bateria de 17,3 kWh e um único motor elétrico acionando a roda traseira, ele tem um alcance de cerca de 160 quilômetros por carga completa, perfeito para percorrer o ambiente urbano.
Embora 82 cavalos de potência possam não parecer muito, o Solo EV ainda tem uma velocidade máxima de 80 mph (129 km/h). Ele tem direção hidráulica, freios hidráulicos e um único limpador dianteiro, o que também significa que você pode usá-lo dia após dia em todos os tipos de clima, exceto neve.
A posição baixa do banco dá ao Solo uma sensação de esportividade e a visibilidade é típica de um carro pequeno. Do ponto de vista do design, você não tem uma janela retrovisor no Solo EV – porque ele é completamente obscurecido pela tampa traseira. Em vez disso, você precisará contar com uma câmera de backup e os dois espelhos retrovisores. A câmera de backup responde rapidamente a pequenos comandos de direção, mas pode levar um período de aclimatação aos novos motoristas para se familiarizarem com as maneiras incomuns de dirigir o Solo.
Com preços a partir de US$ 18.500, o Solo EV não é o carro elétrico de baixo custo e alto volume que esperávamos. Em um mundo onde um Nissan Sentra 2021 básico (com quatro portas e cinco assentos) começa em US$ 20.000, o Solo EV é um veículo para um nicho de mercado.
Usando um carregador de nível 2, o Solo EV carrega rapidamente também. Leva cerca de três horas para fazer isso, mas o carregamento noturno é obrigatório se você estiver usando uma tomada típica de 100 V.
A ElectraMeccanica está sediada em Vancouver, Canadá, enquanto a produção do Solo EV está em Chongqing, China, casa do parceiro de fabricação da ElectraMeccanica, o Zongshen Industrial Group.