O WhatsApp vai atualizar sua política de privacidade e passar a compartilhar dados e informações com o Facebook. Com mais de 2 bilhões de usuários no mundo inteiro e presente em mais de 180 países, o WhatsApp está disponível em 60 idiomas diferentes e é hoje o aplicativo mais popular do planeta.
Em meio a algumas mudanças, um detalhe chamou bastante a atenção nas novas regras: a obrigatoriedade do compartilhamento de dados com o Facebook, Instagram e Messenger. Ainda não se sabe como esses dados serão compartilhados, mas há uma questão, batizada de provedores de solução, que pode ajudar a entender essa dúvida.
Nos últimos dias, algumas pessoas estão recebendo a seguinte mensagem em seus smartphones: “O WhatsApp atualizará suas condições e sua política de privacidade”. A mudança, que começa a valer no dia 8 de fevereiro, impõe que quem deseja continuar utilizando o app vai precisar dar o seu consentimento ao Facebook, dono do aplicativo de mensagens, para compartilhar e utilizar os dados obtidos do WhatsApp no restante de seus serviços e propósitos.
O Facebook será como um provedor de soluções para algumas contas empresariais. De acordo com o próprio WhatsApp, essa ferramenta ajuda a fornecer o necessário para enviar e receber mensagens. Alguns dos serviços fornecidos por esses provedores de soluções incluem ler, armazenar e responder a mensagens em nome da empresa.
Para saber se uma conta comercial utiliza o Facebook como provedor de soluções, uma mensagem será exibida toda vez que um chat for iniciado pela primeira vez com alguma empresa. Caso os usuários não confiem na prática, é possível interromper a conversa a qualquer momento.
Para quem estava preocupado com a segurança de chats, chamadas, status e localização dentro do mensageiro, uma boa notícia: eles continuarão sendo criptografados e ficarão entre as partes envolvidas na conversa, exceto se essas informações forem trocadas com uma conta comercial que utilize o provedor de soluções.