O projeto tem como objetivo principal formar jovens lideranças dentro das escolas públicas para que possam transformar as suas realidades por meio da educação empreendedora. A equipe de estreia da Escola Empreendedora é formada por 130 alunos, de mais de 20 estados brasileiros.
Participação
Os participantes estão sendo apresentados a conceitos sobre liderança, transformação social, responsabilidade, cidadania, influência digital e educação midiática. O programa ensina jovens estudantes a aplicarem a atitude empreendedora diante dos desafios da vida e não apenas na perspectiva de negócios. Os encontros tiveram início nesta semana e ocorrem online, com desafios práticos. No final da jornada, os alunos deverão realizar ações de empreendedorismo para resolver problemas de suas comunidades locais.
Os principais critérios de seleção foram diversidade regional, potencial de liderança, engajamento com a comunidade/escola, sonhos e história de vida. A dinâmica de aprendizagem será organizada em quatro etapas. Encontros online e missões semanais, fases em que os alunos vão estudar sobre temas centrais e desenvolver projetos para solucionar os problemas apresentados. Em seguida entram os momentos “Mão na Massa” e “Acompanhamento”, nos quais os alunos irão, de fato, iniciar a execução de algum projeto de impacto positivo em sua comunidade, sendo acompanhados pelos mentores.
Iniciativa
O programa Escola Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae, inspirada no programa desenvolvido pelo Sebrae em Minas Gerais. A Escola Sebrae desenvolve o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil em atuação há mais de 10 anos, já tendo formado mais de 14 mil jovens em educação empreendedora.