Na tarde desta quinta feira, 21, o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 se reuniu para discutir novas medidas de enfrentamento ao coronavírus. Integram o comitê o Presidente do Sistema Fecomércio, Maurício Filizola ,o Governador do Estado, Camilo Santana, a Vice-Governadora Isolda Cela, o Prefeito de Fortaleza, José Sarto, autoridades sanitárias e representantes dos empresários do setor produtivo nos segmentos do comércio e da indústria, FECOMÉRCIO e FIEC.
Na ocasião, o Governador manifestou preocupação com a saúde das empresas cearenses e ao mesmo tempo com a saúde da população, sensibilizando as lideranças para que abrissem o comércio na terça feira de carnaval. A medida visa contribuir com as vendas e impedir a aglomeração e viagem dos cearenses para o interior do Estado, evitando uma nova onda de contaminação.
O Governador pediu, ainda, que seja lançada uma estratégia de horário de funcionamento de empresas do comércio e da indústria em horários diferenciados para evitar a aglomeração de pessoas nos transportes coletivos nos horários de pico.
O Presidente Maurício Filizola agradeceu o canal de diálogo estabelecido com o Governo, reafirmou o compromisso da Fecomércio-CE em colaborar com o Governo e com as demais instituições do setor produtivo para o enfrentamento da COVID-19. Explicitou que já está adotando as medidas jurídicas cabíveis para o regular funcionamento do comércio na terça feira de carnaval.
Além desse apoio, o presidente falou do apoio a Campanha de Vacinação, integrando as salas de aplicação das farmácias, bem como, as unidades do SESC e do SENAC em todo o Estado.
O governador Camilo Santana anunciou novas medidas de enfrentamento com a ampliação da oferta de leitos na rede pública de saúde para o tratamento exclusivo da Covid-19 e reforçar a fiscalização em estabelecimentos para evitar aglomerações e o descumprimento de medidas protetivas, como o uso obrigatórios de máscara. Como a maioria dos novos casos está em Fortaleza, o Governo do Ceará está recomendando também que a população evite viagens intermunicipais em transporte público e que evite quaisquer tipos de aglomeração.
Por fim, o Presidente Maurício pontuou e sensibilizou com o Secretário Executivo Flávio Ataliba, a necessidade de buscar soluções para minimizar os impactos do setor de eventos, ressaltando a urgência de um olhar mais aprofundado para as questões desse importante setor da área do turismo do nosso Estado.
O Comitê é formado pelos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, Defensoria, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Tribunal de Contas, Tribunal Regional do Trabalho, MP do Trabalho, OAB, universidades, Aprece, Anvisa, Conselho Estadual de Saúde, Exército, Abin, Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, representantes do setor produtivo, Igrejas, imprensa e sindicatos de trabalhadores.