Bill Gates faz alerta sobre Bitcoin e menciona Elon Musk

Criptomoedas
(Foto: Reprodução/Internet)

O empresário e investidor, Bill Gates, mencionou Elon Musk para os investidores de Bitcoin(BTC), “se você tem menos dinheiro do que Elon Musk, provavelmente deveria tomar cuidado”. O fundador da Microsoft criticou novamente a criptomoeda e seu consumo de energia. O executivo apoiou explicitamente formas digitais de dinheiro, com as devidas regulamentações. Ao ser questionado sobre o que acha da criptomoeda, da volatilidade de preços e do recente investimento de US$ 1,5 bilhão da Tesla, Gates disse: “Elon tem muito dinheiro e é muito sofisticado. Eu não estou preocupado se seus bitcoins vão aleatoriamente subir ou cair. Mas eu acho que as pessoas atraídas por essa euforia podem não ter tanto dinheiro disponível”.

O executivo também criticou a quantidade de energia gasta para mantê-lo e pelo “anonimato” presente em suas transações. Mas demonstrou um explícito apoio a moedas digitais como uma forma de facilitar transações e reduzir custos. Entretanto, é condicional a regulamentações para evitar lavagem de dinheiro e financiamentos ilícitos, como do terrorismo.

Bitcoin gasta mais energia do que a Argentina

O Centro de Finanças Alternativas da Universidade de Cambridge (CCAF) criou um índice de consumo estimado em terawatts-hora (TWh) da atividade de mineração da criptomoeda no mundo. Segundo o Bitcoin Electricity Consumption Index (CBECI), a criptomoeda gasta atualmente 125 TWh, mais do que países como a Argentina e Noruega.

Isso acontece porque o criptoativo é descentralizado e sustentado por uma rede de computadores ativa no mundo todo. Esses computadores processam e criptografam todos os dados envolvendo as transações da moeda digital e os gravam no blockchain de maneira imutável. Esse processo chamado de “mineração” é muito custoso energeticamente.

Mais Lidas

Últimas Notícias

LEIA MAIS

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?