No primeiro capítulo, intitulado “A importância do propósito”, Mario Sérgio Cortella questiona “o que colocamos diante de nós?”. A ideia de propósito está atrelada à ideia de realização. Por qual motivo você levanta pela manhã? O filósofo e escritor traz mais perguntas do que respostas. Podemos dizer que ele traz caminhos para descobrirmos, por nós mesmos, qual é o real objetivo da vida?
“Por que fazemos o que fazemos?” aborda as principais preocupações relacionadas ao trabalho. O livro é dividido em vinte capítulos e discute a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade a si mesmo e ao emprego.
“Todo animal tem ação, alguns têm ação transformadora, e nós, humanos, temos ação transformadora consciente. Nós sabemos por que fazemos algo. E não só fazemos porque queremos; muitas vezes, apesar de não querermos e sabermos disso, também sabemos porque estamos fazendo. Nesse sentido, a ideia de ação transformadora consciente nos distingue de outros animais em relação ao esforço para existir.” (Mário Sérgio Cortella – “Por que fazemos o que fazemos?”)
Um manual para todo mundo que tem uma carreira e vive se questionando sobre o presente e o futuro. Uma obra para aqueles que sonham com realização profissional sem abrir mão da vida pessoal.