Brasileiro faz parte de equipe de engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento do avião supersônico nos Estados Unidos

Overture, o avião supersônico em desenvolvimento nos EUA – Imagem: Boom Supersonic
Overture, o avião supersônico em desenvolvimento nos EUA – Imagem: Boom Supersonic

A indústria aeronáutica tem se dedicado para trazer de volta os voos supersônicos de passageiros nos segmentos executivo e comercial. Entre os projetos mais avançados, está o da empresa americana Boom Supersonic, que já apresentou oficialmente seu primeiro protótipo XB-1 e em breve levantará voo. E um dos responsáveis pelo desenvolvimento do supersônico Overture é um brasileiro.

Ele foi apresentado recentemente pela Boom Supersonic em um artigo no qual a empresa colocou dois de seus engenheiros para comentarem um pouco sobre suas experiências, como forma de incentivar todas as pessoas que sonham em um dia fazer parte de uma carreira no segmento de supersônicos.

O engenheiro Gustavo Silva, e o protótipo supersônico XB-1 – Imagem: Boom Supersonic
O engenheiro Gustavo Silva, e o protótipo supersônico XB-1 – Imagem: Boom Supersonic

O Engenheiro Estrutural Sênior Gustavo Silva é engenheiro mecânico e aeroespacial por formação, mas atua como engenheiro de software e especialista em métodos numéricos. Gustavo atuou na área de Pesquisa e Desenvolvimento na Embraer entre 2010 e 2018, trabalhando com Modelagem, Teste e Validação de materiais compostos e Otimização Estrutural e Aeroelástica. Antes, também havia trabalhado com subsistemas de satélite na Omnisys, do Grupo Thales.

Na Boom Supersonic, ele dá suporte a várias equipes de engenharia para determinar a melhor forma de resolver problemas matematicamente. Em seguida, ele ajuda a implementar o software que torna a matemática uma realidade, preenchendo a lacuna de comunicação entre especialistas em múltiplas disciplinas.

Além da opinião de Gustavo, a fabricante americana também apresenta o engenheiro de aerodinâmica Marshall Gusman, que lidera o projeto preliminar do Overture. Ele trabalha com equipes em toda a organização, especificamente nas disciplinas de engenharia, para desenvolver o melhor projeto geral de aeronave para atender a todos os requisitos.

Os dois engenheiros têm funções inerentemente multifuncionais na Boom, pois o desenvolvimento de aeronaves requer comunicação e colaboração constantes entre as disciplinas. Como a maioria de seus colegas, Silva e Gusman estão altamente envolvidos em todas as facetas do design, porque cabe a todos garantir que o Overture atenda às necessidades não apenas de engenharia e produção, mas também às expectativas dos clientes, companhias aéreas e passageiros.

 

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado