Focado em energias renováveis, um novo Instituto SENAI de Tecnologia (IST) deve começar a funcionar no início de 2022, que funcionará no mesmo prédio onde fica o Instituto SENAI de Tecnologia em Eletrometalmecânica, em Maracanaú, em parceria com o SENAI Barra do Ceará.
Estrategicamente alinhado ao mercado e ao momento econômico do estado do Ceará, o IST em Energias Renováveis vai atender e inovar o mercado nacional de energias renováveis com excelência operacional, forte capacidade de execução dos serviços e desenvolvimento de soluções e processos tecnológicos.
Nesse contexto, o Instituto fornecerá soluções inovadoras voltadas à geração e ao consumo racional de energias renováveis. Todo o projeto do IST em Energias Renováveis está alinhado às demandas de mercado para o crescimento industrial que o Ceará tem apresentado e projetado para os próximos anos.
A partir de visitas técnicas realizadas a empresas, laboratórios e institutos parceiros, foram determinados os serviços com maior relevância dentro de cada segmento. O escopo de serviços incluirá Energia Eólica, Energia Solar, Hidrogênio Verde, Biomassa, Biocombustíveis, Eficiência Energética e Ensaios Ambientais.
“O Instituto vem somar com outras instituições e iniciativas já existentes em uma atuação sinérgica para contribuir com as indústrias e a economia do Ceará”, afirma o Gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI Ceará, Tarcísio Bastos. De acordo com o Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, o SENAI atua alinhado ao mercado.
“O setor de energias renováveis é estratégico para o estado, principalmente com esses movimentos em relação ao Hidrogênio Verde. O Ceará deve ser referência mundial desse novo combustível e o SENAI está alinhado a essa demandas”, destaca.
A Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual do Ceará (Uece) são parceiras da iniciativa. Além dessas, o IST em Energias Renováveis poderá utilizar a Rede de Institutos SENAI de Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento de serviços. Localizado no estado do Rio Grande do Norte, o recém-inaugurado ISI de Energias Renováveis no CTGÁS será o principal aliado para a realização de serviços na área.
O Ceará está se consolidando como um estado importante nas previsões relacionadas ao hidrogênio verde. O Hub de Hidrogênio Verde (H2V) do Ceará já acumula 12 Memorandos de Entendimento firmados com conglomerados internacionais e representa um esforço importante do Ceará, em uma união entre Governo do Estado, FIEC, Complexo do Pecém e Academia, para promover o desenvolvimento do Ceará com melhor aproveitamento das energias renováveis.
Nesse contexto, o SENAI Ceará também oferta diversos cursos em energias renováveis. Em energia solar, estão disponíveis os cursos: Montador de sistemas fotovoltaicos, Montagem de sistemas fotovoltaicos, Dimensionamento de sistemas fotovoltaicos e Comissionamento de sistemas fotovoltaicos. Em energia eólica, o curso Tecnologia em energia eólica promove conhecimentos para identificar as tecnologias e os processos de geração de energia eólica.
O hidrogênio verde é considerado por muitos cientistas e especialistas como a melhor inovação dos últimos tempos para combater os efeitos dos gases estufa, por emitir apenas vapor de água, não deixando resíduos no ar, ao contrário do carvão e do petróleo.