Publicidade

Desemprego no Brasil: análise atualizada da situação

Crescimento de vagas em diversos setores

Vagas para atuar em empresas do ramo de cosméticos foram as que mais cresceram. Foto de Dan Cristian Pădureț no Pexels
Vagas para atuar em empresas do ramo de cosméticos foram as que mais cresceram. Foto de Dan Cristian Pădureț no Pexels

A realidade do desemprego no Brasil, atualmente fixada em 13,2% pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contrasta com o crescimento de vagas em diversos setores. Cerca de 13,7 milhões de pessoas continuam na busca ativa por trabalho, enquanto observamos um aumento de vagas no Brasil em várias áreas.

Mercado de Trabalho no Último Semestre

Segundo um balanço realizado pela Catho, um marketplace de tecnologia que facilita a conexão entre empresas e candidatos, houve um crescimento notável nas oportunidades de emprego no segundo semestre de 2021. Comparando com o mesmo período do ano anterior, vários setores mostraram uma expansão expressiva.

Setores em Destaque

Os setores que mais se destacaram incluem o de cosméticos, com um aumento de 253% em vagas disponíveis. Em seguida, o setor de materiais de construção registrou um crescimento de 167%, e o turismo e viagem, um aumento de 150%.

Outros Setores com Crescimento

Áreas diferente também apresentaram um aumento de vagas no Brasil. Telemarketing e Call Center cresceram 148%, enquanto o setor financeiro aumentou em 116%. Seguem-se Açúcar e Álcool com 87%, Construção Civil com 80%, Turismo e Hotelaria com 71%, Estética e Academias com 70%, Borracha com 68%, Sindicatos, Associações e ONGs com 66%, Academia de Esportes e Artes Marciais com 57% e, por fim, o setor de Café com um crescimento de 52%.

O Setor de Saúde Continua em Alta

Importante mencionar é o setor de saúde, que, após um aumento na demanda por profissionais durante o ápice da primeira onda da pandemia de Covid-19 em 2020, manteve sua trajetória ascendente. No primeiro semestre de 2021, o setor registrou mais de 70 mil oportunidades de trabalho.

M Dias Brancoconteúdo patrocinado