Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Falta de clientes é um dos entraves para retomada do empreendedorismo cearense

Além da falta de clientes, os empreendedores cearenses mencionaram outros entraves como o aumento dos custos com insumos. Foto de Edward Eyer no Pexels

A falta de clientes tem sido, para 51% dos pequenos negócios cearenses, o maior entrave à volta da normalidade econômica. Ou seja, o retorno ao cenário existente antes do início da disseminação do coronavírus.

A informação é uma das levantadas pela décima terceira edição da Pesquisa Sebrae/FGV- “O Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios” que, desde o início, vem mapeando a repercussão da Covid-19 para os pequenos negócios.

A pesquisa, que tem recorte por estado, foi realizada de 25/11/2021 a 01/12/2021, e ouviu 6.883 empreendedores nos 26 estados e no Distrito Federal. Percentualmente, foram ouvidos 59% de MEI-Microempreendedores Individuais, 36% de microempresas e 5% de empresas de pequeno porte e tem intervalo de confiança de 95%.

Publicidade

Além da falta de clientes, os empreendedores cearenses mencionaram outros entraves como o aumento dos custos com insumos, mercadorias, combustível, aluguel e energia, mencionado por 27% dos empreendedores ouvidos.

Na pesquisa, 13% apontaram as dívidas com empréstimos como outro problema. Já as dívidas com fornecedores, dívidas com impostos e outros fatores foram mencionados por 3% dos empreendedores consultados.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado