Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ceará Credi chega a marca de R$ 40 milhões em créditos contratados no Ceará

O Programa de Microcrédito Produtivo Orientado (Ceará Credi) do Governo do Ceará atingiu a marca de mais de R$ 40 milhões em créditos contratados neste início de fevereiro. Com mais de 14 mil microempreendedores beneficiados, em pouco mais de sete meses de operação no Estado.

“O programa é parte de um conjunto de ações que vem sendo realizadas pelo Estado e que estão alinhadas aos novos movimentos econômico-sociais globais. Entendemos que nessa nova era, a economia mundial passa a ter uma nova roupagem na qual o acesso ao crédito passa a ser descentralizado. Uma prova disso é a atuação do Governo do Ceará, por meio da Adece, no segmento de microcrédito, que até pouco tempo era reservado a algumas instituições”, reforça o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e responsável pela operacionalização do Ceará Credi, Francisco Rabelo.

Cerca de 76% dos empréstimos se destinaram ao fortalecimento de atividades econômicas já existentes. Os demais 24% utilizaram o crédito para abrir um novo negócio. O perfil das pessoas assistidas pelo Ceará Credi é composto por mais de 70% de mulheres (das quais 71% são chefes de família), 31% de jovens, 14% são microempreendedores individuais formais e o restante informais.

Publicidade

“Uma das principais características do programa é a inclusão produtiva e financeira de mulheres e de pessoas em situação de vulnerabilidade no Estado. Financiamos também Pessoas com Deficiência (PCD), mulheres vítimas de violência e egressos do Sistema Prisional. Estamos muito satisfeitos com os primeiros resultados conquistados, mas já nos voltamos para outros desafios que visam acelerar o atendimento e ampliar a capilaridade do programa em municípios do interior cearense”, reforça a diretora de Economia Popular e Solidária da Adece, Silvana Parente.

Adesão das prefeituras

Atualmente, a Adece está com um chamamento público de prefeituras para a ampliação dos postos de atendimento do Ceará Credi no interior do Estado. Os municípios interessados podem se inscrever no processo até o próximo dia 18 de fevereiro pelo endereço eletrônico [email protected]. O Edital de prorrogação e o modelo do termo de adesão podem ser encontrados no site oficial da Adece (www.adece.ce.gov.br).

Até o momento, mais de 30 prefeituras já aderiram à parceria por meio do chamamento público. Silvana explica que a parceria não envolverá repasse de recursos para os municípios, mas será formalizada por meio de um termo de cooperação para uma maior estruturação do programa. “A proposta para as prefeituras é que elas disponibilizem uma sala equipada e ao menos um agente administrativo remunerado e capacitado para atender em conjunto com o agente de crédito”, acrescenta.

A concessão do microcrédito no município com estrutura técnica e metodológica, bem como apoio técnico na capacitação dos agentes administrativos ficarão sob responsabilidade da Adece.

Fonte: Adece

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado