Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Encontro do Move Ceará debate ações prioritárias para o desenvolvimento do Litoral Norte

Com uma área territorial de mais de 9 mil km², a macrorregião Litoral Norte é composta por 13 municípios. Foto de Roberto Garrido no Pexels

Representações dos setores de Agronegócio e Agricultura Familiar, Turismo e Eventos, Movelaria e Economia do Mar irão participar do Move Ceará, encontro promovido pela Assembleia Legislativa e pela plataforma de negócios TrendsCE com setor produtivo da macrorregião que compreende o Litoral Norte cearense.

Com uma área territorial de mais de 9 mil km², a macrorregião Litoral Norte é composta por 13 municípios e concentra cerca de 4% da população de todo o Estado, de acordo com o levantamento divulgado em 2016 pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Como medida de prevenção e controle à disseminação do novo Coronavírus, o encontro será realizado de maneira remota nos dias 15 e 16 de fevereiro e em dois horários, às 10 horas e às 15 horas.

Publicidade

O município de Marco apresenta destaque no setor moveleiro, com maior aglomeração produtiva de móveis dentre os municípios da macrorregião. O Turismo, por sua vez, é uma das vocações da macrorregião com maior destaque em Jijoca (onde se localiza a Vila de Jericoacoara) e em Camocim. O setor de confecções é destaque em Morrinhos, enquanto a carcinicultura (criação de crustáceos) e a pesca ganham maior proeminência em Acaraú e Camocim.

Com diversidade de vocações econômicas, a macrorregião participa em 2,72% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, com PIB de aproximadamente 4 milhões, de acordo com levantamento divulgado em 2019 pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O destaque da macrorregião na economia cearense ainda se evidencia pela potencialidade de crescimento de cada um de seus 13 municípios, sobretudo nos setores de Movelaria, Economia do Mar, Turismo e Eventos e Agronegócio e Agricultura Familiar, que serão debatidos de forma prioritária pelo quarto encontro regional do Move CE. Marcado para os dias 15 e 16 de fevereiro, o encontro reunirá os principais representantes do setor produtivo para pensar em ações de fomento à economia da macrorregião.

Fruto da parceria entre a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, e a plataforma de negócios TrendsCE, o Move CE revisitou importantes planos de desenvolvimento econômico em execução no Ceará. A partir do diagnóstico já realizado pelos estudos, o projeto se dedica à priorização de ações de curto prazo por meio da escuta ativa dos principais agentes estratégicos e atores do Estado a partir da realização de 14 encontros regionais, um em cada macrorregião cearense.

Nos próximos meses, o Move Ceará continuará sua rota estratégica pelas macrorregiões cearenses. Haverá encontros nos municípios de Iguatu (Centro Sul), Aracati (Litoral Leste), Itapipoca (Litoral Oeste/Vale do Curu), Baturité (Maciço de Baturité), Tianguá (Serra da Ibiapaba), Quixeramobim (Sertão Central), Canindé (Sertão de Canindé), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns) e Limoeiro do Norte (Vale do Jaguaribe).

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado