Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Shoppings do Grupo Ancar no Ceará avançam na reciclagem de resíduos no primeiro trimestre

Há exatos 50 anos, foi instituído o Dia Mundial do Meio Ambiente, a partir da Conferência de Estocolmo, na Suécia. A vida sustentável, em harmonia com a natureza, é o foco das ações deste ano em todo o planeta, por meio da campanha #UmaSóTerra. E os shopping centers do Grupo Ancar Ivanhoe no Ceará – North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping – contribuem com este objetivo, por meio do projeto Sustentabilidade Transforma, que atua na  preservação e na restauração de recursos naturais, com destaque para a reciclagem. No primeiro trimestre deste ano, os quatro equipamentos alcançaram a expressiva marca de quase 97 toneladas de resíduos reciclados, 38% a mais que no mesmo período do ano passado. Lembrando que a taxa de reciclagem no país, é de apenas 3%*.

Já o óleo de cozinha, altamente poluidor para rios e lagoas, teve em 2021, 191 litros encaminhados para a reciclagem pelos centros de compra. Esse material é recolhido nas praças de alimentação dos shoppings e, após processos de reciclagem, é transformado em barras de sabão e velas aromatizadas em parceria com a Rede de Mulheres Empreendedoras Sustentável (Remes), fortalecendo assim iniciativas de apoio a mulheres empreendedoras de Fortaleza. Outra ação relevante é a coleta de pilhas e baterias, cápsulas de café, e até bitucas de cigarro que iriam para o lixo comum e, graças à iniciativa dos shoppings do Grupo Ancar Ivanhoe, são destinados corretamente aos locais de reaproveitamento.

Além de reduzir a quantidade de resíduos enviados ao aterro sanitário, o Sustentabilidade Transforma trabalha para diminuir a emissão de carbono na atmosfera gerado no transporte do material até os aterros, além de economia de água e energia.

conteúdo patrocinado

“Nosso papel, enquanto uma grande rede, é estarmos atentos para o futuro de todos. Precisamos implantar e incentivar atividades que tenham impacto real e de médio e longo prazo. Queremos mostrar que as nossas ações vão refletir nas próximas gerações e nos recursos naturais. As iniciativas dos shoppings do Grupo Ancar Ivanhoe mostram o quanto acreditamos que juntos, podemos ser agentes de mudança positiva para toda a sociedade”, comentou Carlos de Júlio, superintendente regional da Ancar Ivanhoe.

Espaços e programas sustentáveis

Cada um dos quatro shoppings do Grupo Ancar possui local destinado ao projeto Sustentabilidade Transforma, com exposições temáticas, distribuição de velas, sabão e mudas de plantas, e recolhimento de materiais como papelão, metais, plásticos e óleo. Além disso, os shoppings  periodicamente investem em iluminação em LED, fazem parcerias com instituições ligadas às comunidades do entorno onde estão instalados, realizam treinamento de colaboradores e lojistas e campanhas de conscientização em seus espaços.

No North Shopping Fortaleza, esse movimento em prol da sustentabilidade ultrapassou as fronteiras do shopping e chegou à comunidade, por meio do projeto Raízes do Nortão, que produz adubo para hortas a partir das sobras de alimentos da praça de alimentação. Já foram implantadas hortas em instituições de apoio a idosos, condomínios e escolas públicas próximas do shopping. Cerca de 200 famílias são beneficiadas entre mais de 40 espécies de frutas, legumes, verduras e hortaliças. A produção é direcionada para os colaboradores, lojistas e o entorno do shopping. Em 2021, foram recicladas cerca de 11 toneladas de resíduos orgânicos.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado