Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Foco no cliente: a importância dos programas de certificação para a continuidade do negócio

Brasil registrou o fechamento de mais de 1,4 milhão de empresas em 2021. Norma de sistemas de gestão mais utilizada no mundo, ISO 9001 prioriza a satisfação do cliente, permite a identificação de problemas e sua correção

Dados do Ministério da Economia apontaram o fechamento de mais de 1,4 milhão de empresas em 2021, acendendo um alerta para os empresários de todo o país. Quando implementada numa organização, a ISO 9001, Sistema de Gestão da Qualidade, prioriza a satisfação do cliente e permite melhorar, continuamente, o desempenho da empresa.

Por incorporar o ciclo PDCA (Plan, Do, Check Act) – planejar, fazer, checar e agir, em português – a ISO 9001 consegue identificar pontos fracos dentro de uma organização, traçando planos para corrigi-los. A imagem da empresa certificada também é melhorada, além de fidelizar clientes e possibilitar acesso a novos mercados, inclusive internacionais.

conteúdo patrocinado

Cerca de 18 mil empresas são certificadas no Brasil com a ISO 9001, segundo levantamento da International Organization for Standardization (ISO). A certificação com essa norma não é obrigatória, mas em um mercado cada vez mais competitivo, a norma de padrão internacional oferece vantagens visando a continuidade do negócio.

Para iniciar um processo de certificação com a ISO 9001, uma entidade certificadora realiza o diagnóstico da situação atual da organização e elabora um plano de ação, que envolve treinamentos para os colaboradores, acompanhamento periódico e sistemático para a avaliação da evolução da implementação da norma, realização de auditorias internas e ações, quando necessárias, para a correção de rota.

A maioria das empresas certificadas classificam como os principais benefícios internos pós a implementação, a melhoria da informação documentada, revisões pela gestão mais eficazes e maior satisfação do cliente”, diz Alessandra Gaspar Costa, diretora executiva da APCER Brasil, certificadora de origem portuguesa líder de certificação em Portugal. “A certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade deve ser um processo credível e transparente, e pensando nisso, a APCER disponibiliza a todos gratuitamente o Guia do Utilizador da norma”, completa a diretora executiva.

ISO 9001 e ESG

As práticas ESG (Environmental social, anda corporate governance) – Governança ambiental, social e corporativa, em tradução – são um tema de grande importância nos dias atuais. Reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE), promover saúde e segurança ocupacionais e incorporar condutas anticorrupção são alguns dos pontos da ESG que uma organização precisa seguir.

Uma organização já certificada pela ISO 9001 está um passo à frente para ao ESG. “A organização dos processos implementada pela norma, junto com as auditorias anuais para comprovação da integridade do sistema de gestão e a melhoria contínua implementada pelo ciclo PDCA, proporciona uma base sólida que permite revisar práticas já existentes, traçar metas e criar um conselho ESG”, conclui Alessandra Gaspar Costa.

Sobre a APCER

A APCER é uma empresa de origem portuguesa, reconhecida mundialmente como um dos principais prestadores de serviços de certificação, auditoria a fornecedores, auditoria interna e treinamento. A organização oferece soluções de valor a instituições de qualquer setor de atividade, permitindo que se diferenciem em um mercado cada vez mais complexo e em constante mudança. Conheça mais sobre os serviços oferecidos no site da APCER.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado