Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

80% das empresas superaram os efeitos econômicos

(Foto: louisehoffmann83/Pixabay)

Os últimos anos têm sido imensamente desafiadores para a economia mundial. Ainda assim, o ano de 2022 tem seguido sua trajetória de recuperação. É o que destaca o Termômetro Conta Azul, pesquisa realizada com empreendedores brasileiros sobre o momento e expectativas para o segundo semestre. No contexto de retomada de atividades, os dados da pesquisa refletem a percepção do momento positivo. A pesquisa foi feita de forma eletrônica durante 15 dias com mais de 600 gestores.

Retomada após a pandemia

Um dos principais insights que a pesquisa traz é um cenário de melhoria no desenvolvimento de negócios. Ao serem abordados qual a atual situação dos seus negócios, 80% das empresas afirma ter superado os efeitos econômicos desde o início da pandemia. Mais da metade, 55%, disse estar com o negócio ainda maior do que em 2020 e somente 19% afirmou que o negócio está menor. Em relação aos primeiros meses do ano, 60% disse ter contratado colaboradores e 53% disse não ter demitido ninguém nos últimos meses.

Publicidade

Quando perguntados sobre as despesas do primeiro semestre, 90% dos empreendedores afirmou ter conseguido pagar todos os débitos e somente 10% disse não ter conseguido pagar as contas. Na pesquisa realizada no início do ano, a maioria dos respondentes também conseguiu administrar as contas do fim do ano de 2021, pagando todas as despesas (74,6%), seja com tranquilidade ou dificuldade, mas sem precisar se endividar. Quando questionados sobre o maior desafio atualmente, quase metade dos empreendedores disse que aumentar as vendas é a principal delas. Na última pesquisa, feita em janeiro deste ano, esse também era o principal desafio indicado pelos donos de negócio.

“Todos os donos de negócio que responderam são clientes da Conta Azul, o que significa que possuem gestão financeira. Se estão tendo sucesso em seus negócios, é um sinal claro de que estamos no caminho certo… E continuamos em movimento, na direção de apoiar todas as fases do negócio. Nosso compromisso é continuar oferecendo uma gestão financeira cada vez mais robusta, unindo cada vez mais ERP, Banco e Contabilidade em um único e poderoso ecossistema”, disse Vinicius Roveda, CEO da Conta Azul, destacando os resultados da pesquisa como são sinais positivos.

Vilão chamado inflação

Apesar de um cenário otimista, o impacto da inflação é sentido em todos os setores. A inflação está diretamente ligada ao lado da oferta e alguns acontecimentos, como a pandemia e a guerra na Ucrânia, atrapalharam as cadeias produtivas. Dos 600 donos de negócios que responderam à pesquisa, 75% afirmaram ter tido impactos negativos por causa da inflação. Com gastos mais altos, 62% repassaram os aumentos para os preços praticados. Ainda de acordo com os empreendedores, a inflação e a carga tributária são fatores que limitam o  crescimento das empresas.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado