Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

CNA apresenta panorama do setor florestal em congresso online

A imagem mostra um dia ensolarado na floresta para representar as vendas de títulos verdes.
Foto: Felix Mittermeier/Pexels

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça (18), do 7º Congresso Florestas Online. O presidente da Comissão Nacional de Silvicultura da entidade, Moacir Reis, fez um panorama do setor florestal para o produtor rural.

“O Brasil tem um ativo florestal muito importante e o uso principal da madeira no País é para fabricação de papel, celulose e carvão vegetal. No mundo, é o segundo com maior produção, quase 500 milhões de hectares, sendo 10 milhões de florestas plantadas, o que corresponde a 1% do território brasileiro”, disse.

Moacir Reis, presidente da Comissão Nacional de Silvicultura da CNA.
Foto: Divulgação CNA

Em relação à sustentabilidade da cadeia e ao enfrentamento das mudanças climáticas, Reis afirmou que a produção brasileira de florestas plantadas estoca cerca de 4,5 bilhões de toneladas de CO2 equivalente. “Poucos países dispõem de áreas florestais em abundância como o Brasil, sem concorrer com outras para cultivo de culturas destinadas à alimentação”.

Publicidade

Ele, que também é produtor em Mato Grosso do Sul, ressaltou que no estado é feita a substituição das pastagens extensivas por florestas certificadas. “Para cada um hectare de plantio efetivo preservamos mil hectares de matas nativas”.

“O produtor precisa de mais informações para não tomar decisões erradas. Tanto no estado quanto em nível de Brasil os preços da madeira subiram muito devido à questão do aumento dos fertilizantes e do preço da terra. Ter informação é fundamental”, disse Reis sobre algumas ações do Sistema Famasul/Senar, como a realização de um curso Técnico em Florestas e a elaboração de um boletim enviado aos produtores com análise de mercado.

O presidente da Comissão ressaltou que eucalipto e pinus são as espécies florestais mais produzidas no País, representando 78 e 18% respectivamente da área plantada, com produtividades de 36,8m³/ha para eucalipto e 30,4 m³/ha para pinus, segundo dados da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).

A informação é da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado