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Um olhar para o futuro: as 3 apostas para conquistar o novo consumidor em 2023

(Foto: RODNAE Productions no Pexels)

Para saber o que espera o setor de varejo em 2023, a Zebra Technologies, em conjunto com a NielsenIQ, realizou um evento virtual voltado para especialistas do setor com o objetivo de discutir os novos desafios e tendências do varejo para o próximo ano.

Ricardo Gutierrez, Customer Success Leader da NielsenIQ, Andrés Ávila, Gerente de Marketing de Verticais da Zebra Technologies, e Lucas López, Vice-Presidente de Marketing e Customer Experience do Grupo Éxito, discutiram os três elementos que o varejo deve levar em conta para atender às expectativas de um cliente cada vez mais exigente:

Dados e análises

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Para poder falar de uma transformação baseada em um ecossistema digital, que ao mesmo tempo seja acompanhada por uma transformação cultural na empresa, é preciso saber que o analytics é a base, pois por meio dele dele podemos entender melhor um consumidor em mudança.

Andrés Ávila mencionou que antes de criar qualquer estratégia, é importante saber quais são as expectativas do consumidor, bem como seus hábitos de compra. Com base nessas informações, o planejamento das etapas a seguir será muito mais fácil, resultando em maior satisfação do cliente e melhor posicionamento da empresa no mercado.

Proximidade com o cliente

A pandemia acelerou a implantação de novos canais de vendas e comunicação com o consumidor. Agora, o comprador procura varejistas para manter a proximidade, sabendo quais são suas novas preocupações e oferecendo soluções para elas.

Por exemplo, diante da incerteza econômica que o mundo atravessa atualmente, 79% dos consumidores estão preocupados com o aumento dos preços e 66% com a escassez nas lojas, para os quais esperam que as empresas consigam manter um controle em seus estoques que lhes permite saber exatamente o preço e a disponibilidade dos produtos.

Hiper-personalização

De acordo com estudos, apenas 1 em cada 10 profissionais de marketing conseguiu criar estratégias personalizadas, focadas na comunicação com o cliente e na melhoria da experiência proporcionada ao mesmo. Além disso, pesquisa realizada pela Zebra Technologies também apontou que o aprimoramento do omnicanal e a personalização da oferta serão dois dos principais desafios do setor.

Dentro do cenário atual, a inteligência artificial e a automação podem ser grandes aliadas para segmentar com eficiência os consumidores, oferecendo-lhes serviços focados em suas necessidades, o que, por sua vez, se traduzirá em maior fidelização.

Como aponta Lucas López, que pôde testemunhar as vantagens da implementação tecnológica nas fileiras do Grupo Éxito, todos os elementos mencionados acima devem ser considerados em sua totalidade e não como componentes isolados para criar fluxos de trabalho capazes de se adaptar a volatilidade destes tempos.

Dentro de toda essa transformação em direção à digitalização, os varejistas terão que superar várias dificuldades. Porém, com a tecnologia e aliados certos, o setor poderá enfrentar um consumidor híbrido que espera em uma loja digital os mesmos benefícios e facilidades de uma loja física.

ZEBRA TECHNOLOGIES

Com um ecossistema de mais de 10.000 parceiros em mais de 100 países, a Zebra atende clientes de todos os tamanhos, sendo 94% da Fortune 100. Com um portfólio premiado de hardware, software e serviços que digitalizam e automatizam fluxos de trabalho. As cadeias de suprimentos são mais dinâmicas, clientes e pacientes são melhor atendidos e os trabalhadores ficam mais engajados quando usam as inovações da Zebra. Em 2021, a Zebra expandiu seu portfólio de automação industrial com a aquisição da Fetch Robotics e aumentou sua visão computacional e capacidades de software de inteligência com as aquisições da Adaptive Vision e da antuit.ai. A Zebra está em 25º lugar na lista da Newsweek dos Locais de Trabalho Mais Amados dos EUA e, pelo quinto ano consecutivo, foi incluída na lista da Forbes dos Melhores Empregadores dos Estados Unidos.

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