Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Novo governo estuda aumentar 10% de biodiesel no diesel

Gasolina e diesel
(Foto: Pixabay)

Após o governo de Jair Bolsonaro (PL) publicar um decreto para manter a proporção de 10% do biodiesel no diesel até março de 2023, a equipe de transição do novo governo defendeu o aumento da adição no produto vendido aos consumidores.

Segundo os integrantes da equipe, quanto maior a proporção de biodiesel no diesel, maiores os benefícios para a agricultura. O argumento é que as matérias-primas do biodiesel são soja, milho, girassol, amendoim, algodão, canola, mamona, babaçu, palma (dendê) e macaúba, entre outras oleaginosas existentes no país. Consequentemente, o uso no combustível seria muito favorável ao custo do produto e ao meio ambiente.

O programa RenovaBio, que visa apoiar o setor de biocombustíveis na tarefa de descarbonizar a economia brasileira, defende que o percentual deveria ter aumentado para 14% em março de 2022 e 15% em 2023. Embora a equipe de transição seja favorável ao aumento, os integrantes do futuro governo Lula querem conversar com a indústria e com os integrantes do setor antes de promover qualquer mudança, para que aconteça de comum acordo.

Publicidade

A intenção é alinhar para que tenha no mercado um produto com menor percentual de combustíveis poluentes.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado