Importância da educação financeira nas escolas

No último dia 1º, ao assumir como novo governador do Estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas, por meio de seu secretário da educação, Renato Feder, se comprometeu a incluir educação financeira como disciplina para os alunos do ensino fundamental do Estado. De acordo com ele, a implantação não deve mais ser possível para 2023 e provavelmente acontecerá no ano que vem.

O tema é de grande interesse, e já possui alguns exemplos em outros estados da federação, como no Rio Grande do Sul, que aprovou um projeto de lei no ano passado sobre o tema. Também destaque quando se fala em educação financeira, para o estado do Ceará que possui um projeto nas cidades de Beberibe, Cascavel e Pindoretama, com o uso de jogos de tabuleiro e cartas para levar lições de como lidar com o dinheiro no dia a dia.

De acordo com Lucas Radd, co-fundador e CEO da Rufy, plataforma de saúde financeira, destinada para pessoas físicas e colaboradores de empresas, cada vez mais é importante que o brasileiro se preocupe em se organizar financeiramente para evitar sufocos no futuro, e ter esse entendimento desde a escola é fundamental. “As experiências com a oferta de educação financeira para todos só mostra resultados positivos, e universalizar isso, envolvendo os estudantes é fundamental, pois dá a oportunidade de entender um pouco mais de como funciona o dia a dia e como ter as finanças organizadas ajuda na realização de sonhos”, comenta.

Conforme estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 45% dos brasileiros não cuidam de suas próprias finanças. Além disso, dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, 8 em cada 10 pessoas estão endividadas no Brasil, maior volume desde 2010, quando teve início a série histórica monitorada pelo CNC.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado