Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Mercado de Fusões e Aquisições prevê retomada com crescimento estimado de 15% após a pandemia

O mercado de M&A (fusões e aquisições) está prevendo uma retomada significativa em 2023, com estimativa de crescimento de 15%. Isso se deve à perspectiva otimista após o impacto da pandemia da Covid-19, levando em conta os últimos três anos de retração dos mercados.

“O crescimento das operações das empresas abre um espaço bastante importante para novos aportes de capital e retomada dos investimentos. Ainda tem bons ativos com potencial de crescimento. O custo de capital permanece caro, porém, as oportunidades são muito boas, embora ainda tenhamos muitas incertezas na economia”, afirma Wagner de Moraes, CEO da A&S Partners e especialista implementação e reestruturação de operações nas áreas de M&A.

De olho na instabilidade econômica

conteúdo patrocinado

A atenção está voltada para o governo e a responsabilidade fiscal que a nova equipe já está gerenciando, além das taxas de juros implementadas. “A principal insegurança do mercado está no rigor fiscal, ou não, por parte do novo governo. Se a tentação de expandir as políticas sociais de forma irresponsável sob a ótica fiscal, ou seja, se o governo gastar muito mais que arrecada, poderá trazer impactos fortes na economia e gerar instabilidade. O aumento dos gastos sem lastro no crescimento econômico poderá trazer impacto no déficit público e consequente pressões inflacionárias”, ressalta Moraes.

“Em função dos custos elevados do dinheiro, os fundos de investimentos e investidores institucionais sempre olham o prazo médio de retorno dos investimentos feitos frente ao custo de capital. Quando temos juros elevados balizando o custo primário do dinheiro, a taxa interna de retorno de novos investimentos tende a ser menor, bem como o payback (prazo médio de retorno) dos investimentos feitos. Isso é muito ruim, pois, o filtro para novas operações tende a inviabilizar diversos novos investimentos, dificultando novas operações de M&A”, explica o especialista.

Incerteza Econômica

Atualmente, a economia mundial encontra-se em um momento de instabilidade, o que não é favorável para muitos setores da economia. A alta dos juros torna ainda mais desafiador para empresas e investidores manterem suas atividades e realizarem investimentos. Nesta situação, é importante buscar alternativas que possam trazer retornos mais estáveis e seguros.

Neste cenário de incerteza, “muitos investidores optam por não aplicar seu capital no mercado de M&A (fusões e aquisições), pois ele tende a ser mais resiliente e oferecer opções mais seguras de investimento, em tempos de juros elevados. Além disso, o crescimento previsto para o mercado em 2023 não apresenta uma boa oportunidade para quem busca investimentos de longo prazo com potencial de ganhos significativos”, disse Jackson Pereira Jr., consultor empresarial e articulista de negócios do Economic News.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado