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Pesquisa indica que empresas não cumprem requisitos para serem sustentáveis

(Foto: Sarah Chai/Pexels)

Um estudo da Fujitsu revelou que existe uma lacuna entre a prontidão percebida para a inovação sustentável (SX) e o estado atual de muitas empresas. Realizado em colaboração com a FT Longitude, braço de pesquisas e mercadologia de conteúdo do Financial Times Group, o estudo sinaliza que o impacto da sustentabilidade é a prioridade número um dos entrevistados e que eles pretendem melhorar os três pilares do SX: ambiental, econômico e social.

Uma pesquisa de agosto de 2022 com mais de 1.000 líderes empresariais e governamentais mostra que poucas empresas estão implementando iniciativas importantes. O estudo sugere que muitos deles não foram tão longe quanto pensam, apesar da importância que imputam à sustentabilidade para o futuro. Apenas 26% das organizações pesquisadas implementaram iniciativas de saúde e bem-estar dos funcionários e apenas 12% usam ou criam produtos neutros em carbono. Além disso, apenas 12% pretendem apoiar iniciativas de diversidade e inclusão, e apenas 5% estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Isso mostra que ser bem-sucedido na SX exige que as empresas sejam sustentáveis e com estratégias sólidas para o uso de tecnologia. Se as organizações querem ter sucesso em seus planos, focar apenas na sustentabilidade não é suficiente. A tecnologia tem um papel fundamental para que isso aconteça e é positivo que as organizações estão investindo em soluções de ponta, reconhecendo que representa um passo fundamental no apoio a medidas sustentáveis”, avalia Jun Ueda, CEO da Fujitsu do Brasil.

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O relatório identifica que 68% das empresas afirmam que a SX não será um sucesso sem investimentos significativos em tecnologia e 42% disseram que precisam de ajuda para transformar a tecnologia legada. Embora 61% das organizações acreditem ter feito progressos substanciais em suas jornadas avançadas de sustentabilidade, menos de uma em cada dez concluiu os requisitos mandatórios para isso, tais como: desenvolver cadeias de suprimentos sustentáveis (9%), zerar emissões de carbono (2%) e se preparar para emergências ambientais (7%).

A Transformação Sustentável significa transformar os negócios para trazer mudanças positivas em nosso meio ambiente, sociedade e economias. Exemplos incluem a redução do uso de energia e emissões de CO2 por meio de monitoramento contínuo e prestação de serviços públicos inclusivos, baseados no envolvimento do cidadão e no incentivo à colaboração entre o setor público e privado.

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