Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Dólar tem leve queda em meio a tensões internas e decisões do Fed

Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (8), o dólar comercial encerrou o dia a R$ 5,197, com uma queda discreta de 0,06%. Durante o dia, a moeda americana perdeu força no Brasil, seguindo o desempenho no mercado internacional. Até o momento, o dólar já acumula uma queda de 1,57% em 2023.

Já o mercado de ações apresentou um clima de otimismo. O índice Ibovespa, da B3, fechou em 109.951 pontos, com uma alta de 1,97%. O indicador apresentou uma tendência positiva ao longo do dia, impulsionado por ações de petroleiras e bancos privados, que divulgaram bons resultados.

Foi notícia internacional os pronunciamentos de diretores do Federal Reserve (Fed), que apresentam divergências sobre a elevação dos juros básicos nos Estados Unidos. Na terça-feira (7), o presidente do Fed, Jerome Powell, declarou que a inflação está desacelerando, apesar do declínio do desemprego em grande alta na economia americana. Isso é visto como um sinal de que o Fed deve continuar elevando os juros em 0,25 pontos percentuais nas próximas reuniões. Uma alta menor nas taxas americanas reduz a pressão sobre países emergentes, incluindo o Brasil.

conteúdo patrocinado

No mercado interno, as tensões entre o governo e o Banco Central (BC) se dissiparam após o ministro das Relações Institucionais negar discussões dentro do governo para mudar a lei que concede autonomia ao BC. Depois da reunião do Conselho Político da Coalizão, um fórum de discussões entre o Executivo e Legislativo, o ministro Alexandre Padilha declarou que o que está sendo debatido são as condições econômicas para a redução da taxa Selic, atualmente em 13,75% ao ano.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado