Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Taxa de juros rotativo do cartão de crédito atinge maior patamar desde 2017, chegando a 411,5% ao ano em janeiro de 2023

(Foto: Divulgação)

O Banco Central divulgou nesta segunda-feira que a taxa de juros rotativo do cartão de crédito alcançou o patamar de 411,5% ao ano em janeiro de 2023, o maior desde agosto de 2017, quando a taxa estava em 428%. Essa modalidade de crédito teve uma taxa média de juros de 407,7% ao ano em dezembro do ano passado.

O rotativo é uma opção de crédito oferecida aos clientes que conseguem pagar o valor total da fatura do cartão antes do vencimento. Funciona como um empréstimo oferecido pelos bancos e outras instituições financeiras para aqueles que têm dificuldades financeiras. No entanto, essa modalidade de crédito é considerada a mais cara do mercado e é indicada apenas para emergências.

O cheque especial e o rotativo são os créditos de urgência mais buscados, mas seus juros costumam ser muito altos. O cliente entra no rotativo quando não consegue pagar o valor total da fatura até a data de vencimento.

conteúdo patrocinado

Em caso de inadimplência do cliente, o banco deve parcelar o saldo devedor ou oferecer outras formas de quitar a dívida em condições mais favoráveis em até 30 dias. No entanto, os percentuais cobrados pelos bancos vêm aumentando devido ao aumento da taxa básica de juros, a Selic, que atualmente está em 13,75% ao ano, e à alta do risco de inadimplência dos devedores.

 

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado