Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Presidente da Apex Brasil visita o Ceará para discutir potencial de crescimento das exportações

(Foto: Divulgação Fiec)

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, se reuniu com o Presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Jorge Viana, para discutir o potencial de crescimento das exportações no Nordeste, em particular no Ceará. A reunião aconteceu na Casa da Indústria e contou com representantes do governo e da indústria. Cavalcante apresentou ao Presidente da Apex o Observatório da Indústria, que analisa dados relativos à indústria em todo o país, destacando a importância da ferramenta para o desenvolvimento do setor e a tomada de decisões estratégicas baseadas em dados.

Jorge Viana, o novo Presidente da Apex, está visitando estados brasileiros para entender o cenário de exportações e o projeto de retomada da economia brasileira. Ele enfatizou que o Nordeste, em particular o Ceará, tem um grande potencial de exportação. Viana mencionou que ficou impressionado com o trabalho dos empresários cearenses durante o seu mandato como governador do Acre, e destacou a atuação do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) do Centro Internacional de Negócios da FIEC como um meio de aumentar a base de empresas exportadoras do estado, especialmente as pequenas.

Durante a reunião, a Gerente do CIN, Karina Frota, apresentou a atuação do PEIEX no Ceará, destacando a oferta de opções de exposição coletiva em feiras e a contratação de especialistas para ajudar as empresas a formular preços adequados para o mercado em foco. O encontro também contou com a presença de Roseane Medeiros, Secretária de Relações Internacionais do Governo do Ceará e Vice-Presidente da FIEC, e outros representantes do governo e da indústria.

Publicidade

Após a reunião, Jorge Viana e sua equipe visitaram o Complexo do Pecém para conhecer a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE) e a Companhia Siderúrgica do Pecém. A visita finalizou com uma reunião com o Governador Elmano de Freitas. De acordo com o Presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, a agenda permitiu que as diferentes instâncias compreendessem o papel a ser desempenhado por cada um para aumentar as exportações no estado e no Nordeste. A reunião foi uma oportunidade para discutir questões específicas de vários setores da indústria cearense e levantar ideias para o crescimento econômico do estado e do país.

 

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado