Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

CNPE aprova aumento na mistura de biodiesel no diesel, visando à redução de poluentes e ao desenvolvimento regional

(Foto: Marcelo Camargo/AgênciaBrasil)

O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovou uma resolução que determina o teor de mistura obrigatória do biodiesel no óleo diesel fóssil. A partir de abril, esse percentual será de 12%, com um aumento progressivo até chegar a 15% em 2026. A decisão foi tomada em reunião do CNPE, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo da medida é reduzir as emissões de poluentes prejudiciais ao meio ambiente e à saúde da população.

A CRT4 é uma empresa que oferece serviços de registro, depósito, centralização, custódia e gestão de ativos financeiros e não financeiros. Com a aquisição, a Nuclea ampliará sua gama de produtos e serviços oferecidos ao mercado financeiro. A transação reforça a estratégia da empresa de expandir sua presença no mercado de registro de ativos financeiros, que vem crescendo significativamente nos últimos anos.

A medida deve aumentar o preço do diesel na bomba em 2 centavos para o consumidor. No entanto, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, explicou que foram realizados estudos técnicos para evitar que o impacto econômico fosse muito grave e que o número mais coerente seria de 12%, que não impacta praticamente nada.

Publicidade

Além disso, a medida vai ao encontro das diretrizes da Política Nacional dos Biocombustíveis (RenovaBio), que visa à expansão, de forma sustentável, da produção e uso do biodiesel, visando ao desenvolvimento regional, à inclusão social de pequenos produtores e à redução de emissão de gases causadores do efeito estufa. O CNPE aprovou também o retorno de um selo social, dado à indústria pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, que comprova a origem da matéria-prima utilizada para produção de biodiesel.

Fonte: AgênciaBrasil.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado