Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Conselho Empresarial da ACRJ discute questões urgentes para o empresariado carioca e fluminense

Foto: Divulgação

O Conselho Empresarial de Logística e Transporte (CELT) da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) se reuniu na última quarta-feira, dia 16 de março, para discutir assuntos de grande importância para o empresariado carioca e fluminense. Entre os temas em pauta estavam segurança pública e planejamento estratégico do Estado do Rio de Janeiro, concessão da BR 040, BRT Transbrasil, novo Terminal Gentileza e a situação dos aeroportos Santos Dumont e Galeão.

O conselheiro Sérgio Vianna informou que foram retomadas as reuniões do Grupo de Trabalho (GT) que conta com a participação de representantes dos governos estadual e municipal, além das entidades ACRJ, Fecomércio RJ e Firjan. O objetivo é apresentar um estudo técnico com a proposta de limitação da capacidade de passageiros do Santos Dumont para posterior apresentação ao ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. Ele adiantou que, no próximo dia 23, será realizada nova reunião do GT.

Além disso, Vianna comunicou que a ACRJ está organizando dois eventos importantes. O primeiro é com as concessionárias de serviços públicos que atuam no Rio de Janeiro, sejam de âmbito estadual ou federal. O objetivo é apresentar a situação atual dos serviços prestados à população e as perspectivas de melhoria na operação. O segundo é com as autoridades portuárias federais brasileiras para o debate sobre a importância da dragagem do Porto do Rio para receber navios de 366 metros, os maiores previstos para a Costa Leste da América do Sul.

Publicidade

O presidente Eduardo Rebuzzi falou sobre a importância de o Governo do Estado apresentar as diretrizes do Planejamento Estratégico do Rio de Janeiro. Os conselheiros concordaram que, devido à urgência de algumas ações que devem ser tomadas, trabalharão como base as estratégias estabelecidas no Plano Plurianual (PPA), em vigor. Ficou decidido que o CELT vai propor à Presidência da ACRJ convidar o Secretário de Planejamento do Estado para fazer uma apresentação sobre o Plano Plurianual – PPA 2024/2027, envolvendo todos os Conselhos.

Sobre a concessão da BR 040 – Rio/Belo Horizonte, o Conselho apresentou um relato detalhado sobre o assunto e informou que há uma carta pronta para envio ao ministro dos Transportes, Renan Filho. A sugestão foi analisar o conteúdo deste documento e levar à presidência da ACRJ para definição de uma ação em conjunto com outras entidades parceiras. “Vamos criar uma agenda para retomar este tema com todos os atores envolvidos e interessados em defender um posicionamento que seja melhor para o estado do Rio de Janeiro”, disse Rebuzzi.

A reunião do CELT da ACRJ mostrou que o empresariado carioca e fluminense está atento às questões que afetam o transporte e a logística na região. As ações propostas pelo conselho visam não somente a solução dos problemas presentes, mas também o planejamento para o futuro, a fim de garantir a melhoria contínua do setor. Além disso, a participação de representantes de diversos setores da sociedade mostra a importância do diálogo e da cooperação para a resolução de questões complexas.

Outro assunto abordado durante a reunião foi o BRT Transbrasil e o novo Terminal Gentileza. Os conselheiros discutiram a importância desses projetos para a melhoria da mobilidade urbana no Rio de Janeiro e destacaram a necessidade de acompanhamento e fiscalização para garantir que sejam realizados de forma eficiente e transparente.

A questão da segurança pública também foi discutida, com os conselheiros manifestando sua preocupação com a crescente violência no Estado do Rio de Janeiro e a necessidade de medidas efetivas para enfrentar esse problema.

No final da reunião, ficou evidente a importância do CELT da ACRJ para o empresariado carioca e fluminense, visto que o conselho atua como um fórum de discussão e troca de ideias entre os representantes do setor, além de ser um canal de diálogo com as autoridades responsáveis pela logística e transporte na região. A próxima reunião do CELT está prevista para acontecer em breve e certamente será mais um importante passo para a busca de soluções e aprimoramento do setor.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado