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Pesquisa da Anatel revela queda na satisfação dos consumidores com serviços de telefonia móvel pós-paga em 2022

Imagem: Freepik

Uma pesquisa realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) entre julho de 2022 e janeiro de 2023, com 88 mil consumidores em todo o Brasil, revelou que a média nacional do Índice de Satisfação Geral (ISG) varia de acordo com o serviço prestado. A telefonia celular pré-paga se destacou com a média mais alta, registrando 7,70, seguida pela telefonia fixa, com 7,45. Em terceiro lugar, a telefonia celular pós-paga apresentou uma média de 7,30, com uma queda em relação à nota de 2021. A TV por assinatura teve uma média de 7,22 e, por fim, a banda larga fixa apresentou uma média de 7,07, com uma nota estatisticamente superior à pesquisa anterior.

Além disso, a pesquisa também identificou as empresas com as notas mais altas nos respectivos serviços. Na telefonia celular, a Claro obteve a maior nota de satisfação geral. Na banda larga fixa, a Gigabyte, que participou pela primeira vez da pesquisa, foi a empresa com a maior nota. Já na telefonia fixa, a Unifique teve a nota mais alta nacionalmente. Por fim, no serviço de TV por assinatura, a Vivo obteve a maior nota de satisfação geral.

Os resultados da pesquisa, que subsidiam os selos de qualidade emitidos pela Anatel para as prestadoras de telecomunicações, permitem aos consumidores comparar as empresas para escolher seu fornecedor e ajudam a Anatel a orientar sua atuação regulatória para as questões que o consumidor considera mais importantes. A pesquisa também revelou que a qualidade do funcionamento e a qualidade da informação ao consumidor são as dimensões que mais contribuem para explicar a satisfação geral do consumidor do serviço de telefonia móvel pós-paga. E as operadoras locais com os consumidores mais satisfeitos na telefonia móvel pós-paga foram a Claro no Piauí e Rio Grande do Sul, e a Vivo em Santa Catarina.

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A pesquisa de satisfação é uma importante ferramenta para os consumidores tomarem decisões mais informadas e para as empresas melhorarem seus serviços. A Anatel utiliza os resultados para direcionar suas políticas regulatórias e incentivar as empresas a melhorarem seus processos. É uma maneira de garantir que os serviços de telecomunicações no Brasil estejam em constante evolução e atendam cada vez melhor às necessidades e expectativas dos consumidores.

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