Entrevista de trabalho em inglês? Veja cinco dicas para se sair bem

Com o aumento do trabalho remoto, mais empresas estrangeiras estão contratando profissionais brasileiros. A coordenadora de Desenvolvimento Humano da DISYS, Mirema Rangel, oferece algumas dicas para ajudar a se preparar para a primeira conversa com um empregador em inglês.

A falta de profissionais nos Estados Unidos e na Europa, o avanço do trabalho remoto e a vantagem cambial, com o dólar valorizado, fazem com que cada vez mais empresas estrangeiras contratem profissionais brasileiros. O processo de seleção para as vagas inclui entrevistas em inglês, o que pode representar um desafio para muitos profissionais. No entanto, uma boa preparação pode ajudá-lo a se sentir mais confiante nessa etapa decisiva.

“Antes da entrevista, certifique-se de que o seu inglês esteja no nível necessário e pratique as perguntas e situações mais comuns em conversas de trabalho”, afirma Mirema Rangel, coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da DISYS Brasil, uma das maiores empresas de alocação profissional e serviços gerenciados do país. Todo ano, a DISYS aloca cerca de mil profissionais no Brasil e no exterior.

Confira cinco dicas da especialista para aumentar suas chances em entrevistas em inglês:

  1. Pratique antes: Pratique o vocabulário usado em entrevistas em inglês e perguntas comuns sobre habilidades, qualidades, como “Fale sobre si mesmo”, “Quais são seus pontos fortes e fracos?” e “Por que você quer este trabalho?”. Evite, no entanto, decorar respostas. Fale com naturalidade.
  2. Escute com atenção, fale devagar: Escute atentamente as perguntas do entrevistador e não tenha medo de pedir para que sejam repetidas ou esclarecidas, se você não entender. Fale devagar e de forma clara, evite usar gírias ou jargões desnecessários. Não se sinta constrangido com seu sotaque. O entrevistador sabe que você não é um falante nativo de inglês.
  3. Conheça os termos e expressões do setor: Cada área de negócios tem um vocabulário próprio, com expressões e termos únicos usados pelos profissionais que trabalham no setor. Conhecer essas palavras e expressões é importante. Antes da entrevista, enriqueça seu vocabulário com termos, siglas e frases típicas da área de atuação da empresa.
  4. Atenção a gírias e vícios de linguagem: Não importa a língua, gírias e vícios de linguagem não causam boa impressão. Atenha-se à norma culta, a linguagem que usa e a forma como você se comunica fazem parte de sua avaliação.
  5. Cuidado com a linguagem corporal. E agradeça: Preste atenção à sua linguagem corporal, mantenha contato visual, sorria e evite gestos nervosos ou desinteressados. Ao final da entrevista, agradeça ao entrevistador pela oportunidade e pela consideração.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado