Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Franceses protestam contra novo sistema de aposentadoria de Macron

Foto: Rede Social Instagram

Os franceses voltam às ruas nesta quinta-feira (13), em mais uma manifestação de protesto convocada pelos sindicatos contra o novo sistema de aposentadoria proposto pelo governo de Emmanuel Macron. Esta é a 12ª jornada nacional de protestos, que nos últimos três meses têm levado milhões de pessoas às ruas em todo o país. As manifestações têm sido marcadas por episódios de violência e tensão.

O Conselho Constitucional francês, grupo de especialistas equivalente a um tribunal, se pronunciará sobre a constitucionalidade da nova lei um dia após a manifestação. Aprovada por meio de dispositivo constitucional e sem votação no Parlamento, a nova lei aumenta a idade mínima para a aposentadoria de 62 para 64 anos, sem penalizações financeiras.

No último protesto, em 6 de abril, atos de violência levaram à detenção de mais de uma centena de pessoas e deixaram vários feridos, incluindo agentes das forças de segurança. As autoridades francesas indicaram que cerca de 570 mil pessoas foram às ruas, enquanto os sindicatos apontaram quase 2 milhões de manifestantes. Esses números foram inferiores quando comparados com manifestações anteriores.

Publicidade

O novo sistema de aposentadoria proposto pelo governo de Macron tem sido altamente controverso e enfrenta forte oposição da população. A próxima manifestação deve continuar a refletir esse sentimento e a demanda por mudanças.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado