Marca Fortaleza: 70 Anos de liderança em massas e biscoitos

(Indústria Sede do Grupo M. Dias Branco/Reprodução)

Sete décadas após a abertura de uma pequena padaria pelo imigrante português Manuel Dias Branco, a Marca Fortaleza celebra um marco notável: tornou-se a maior empresa de massas e biscoitos do Brasil. O crescimento desta marca familiar, que tem uma forte presença no Nordeste e continua a se expandir por todo o país, é uma verdadeira história de sucesso.

A jornada começou em 1953, quando o primeiro produto em escala industrial, a bolacha Pepita, foi lançado em 1954, saindo da pequena padaria e entrando no mercado de massas. Para atrair o público infantil, o mascote “Fortinho” foi criado em 1962, tornando-se uma estrela em comerciais de TV.

A expansão continuou, com a Fortaleza ingressando no segmento de massas em 1967 e expandindo sua distribuição para o interior do Ceará. Em 1975, o diretor da Baker Pekins confirmou que a Creme Cracker Fortaleza tinha padrão internacional, abrindo caminho para a exportação global.

Avançando para a década de 80, a marca lançou os Biscoitos Sortidos Especial e, no início dos anos 90, o grande sucesso foram as Petit Crackers, uma versão mais tostada e crocante da já popular Cream Cracker.

Nos últimos anos, a Marca Fortaleza ampliou seu portfólio, ingressando na categoria de torradas em 2015 e adquirindo a marca Fit Food em 2021. Esta aquisição marcou a primeira iniciativa da companhia no mercado de alimentos saudáveis, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e massas feitas de milho.

Em 2022, a M. Dias Branco, empresa mãe da Marca Fortaleza, adquiriu a Jasmine Alimentos, expandindo sua liderança para os segmentos de cookies integrais, granolas e pães sem glúten. A companhia tornou-se referência em produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar.

Hoje, a M. Dias Branco detém marcas líderes como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo uma variedade de produtos que incluem biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas.

A pesquisa Nielsen Retail 2023 confirma a posição da M. Dias Branco como a maior indústria de biscoitos e massas do país. A empresa opera através de sete moinhos de trigo, duas unidades de refino de óleos e produção de gorduras especiais e margarinas, e nove indústrias que produzem uma vasta gama de produtos, incluindo 18 cortes de massa, 28 tipos de biscoito e 6 tipos de torradas.

No marco do 70º aniversário da Marca Fortaleza, a empresa celebra não só o seu passado rico em história, mas também um presente brilhante e um futuro promissor.

A aquisição da LasAcacias, do Uruguai, em outubro de 2022, também marcou um momento histórico para a M. Dias Branco, com sua primeira aquisição internacional. Essa aquisição reforçou ainda mais a posição da empresa no segmento de massas e adicionou uma variedade de misturas para bolos e molhos ao seu já extenso portfólio.

Acompanhando as tendências do mercado, a M. Dias Branco também investiu em marcas como a Frontera, especializada em snacks, e a Smart, que oferece uma gama de temperos e condimentos. Essas aquisições mostram a capacidade da empresa de se adaptar e inovar em um mercado em constante evolução.

Após 70 anos de operação, a Marca Fortaleza continua a crescer, inovar e ampliar seu alcance. Com o industrial Ivens Dias Branco Júnior no comando, a empresa comemora seu aniversário com um lucro líquido de R$ 70 milhões, um aumento de 85% em relação ao período equivalente do ano passado. Este é um feito impressionante, considerando que 2022 foi o ano de maior receita para a companhia desde a sua fundação.

Em resumo, a Marca Fortaleza celebra um sucesso contínuo, conquistando os corações dos brasileiros com produtos de alta qualidade e continuando a definir o padrão na indústria de massas e biscoitos.

O futuro parece brilhante para esta marca familiar que, de geração em geração, se tornou uma parte inesquecível da memória afetiva do povo brasileiro.

Mais Lidas

Últimas Notícias

LEIA MAIS