Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Banco Central anuncia instituições participantes do Piloto RD para o Real Digital

Economistas revisam projeção de inflação para 2024, enquanto mercado mantém estimativas para PIB e taxa de juros.
Foto: Divulgação

O Banco Central do Brasil revelou as 14 instituições selecionadas para participar do Piloto RD, a fase de testes do Real Digital no país. Bradesco, Itaú, Santander, Nubank e XP são algumas das empresas que compõem a lista.

Os testes do Piloto RD envolverão transações simuladas de emissão, negociação, transferência e resgate, utilizando clientes fictícios, e terão duração até março de 2024. Inicialmente, a lista era composta por 10 instituições, mas o Banco Central decidiu incluir mais quatro participantes.

O piloto é um ambiente colaborativo para testes e desenvolvimento utilizando a tecnologia DLT (Distributed Ledger Technology), que se refere a um registro distribuído para operações com o Real Digital. O objetivo é avaliar a infraestrutura e a privacidade das informações que serão transmitidas na rede. Vale ressaltar que a tecnologia DLT mais conhecida é a blockchain. Para o piloto, foi escolhida a plataforma Hyperledger Besu, uma rede blockchain baseada no ecossistema do Ethereum.

Publicidade

O Banco Central recebeu 36 propostas de interesse em participar do Piloto RD, envolvendo mais de 100 instituições de diversos segmentos financeiros, entre candidaturas individuais e consórcios de entidades.

O Comitê Executivo de Gestão (CEG) selecionou as 14 instituições na ordem de inscrição, seguindo as regras previamente estabelecidas no regulamento do piloto. As instituições selecionadas são:

Bradesco
Nubank
Banco Inter, Microsoft e 7Comm
Santander, Santander Asset Management, F1RST e Toro CTVM
Itaú Unibanco
Basa, TecBan, Pinbank, Dinamo, Cresol, Banco Arbi, Ntokens, Clear Sale, Foxbit, CPqD, AWS e Parfin
SFCoop: Ailos, Cresol, Sicoob, Sicredi e Unicred
XP, Visa
Banco BV
Banco BTG
Banco ABC, Hamsa, LoopiPay
Banco B3, B3 e B3 Digitas
ABBC: bancos Brasileiro de Crédito, Ribeirão Preto, Original, ABC, BS2 e Seguro; ABBC, BBChain, Microsoft e BIP
Banco do Brasil

No geral, as instituições selecionadas devem ser reguladas pelo Banco Central e ter capacidade para simular as transações previstas. Com base na seleção final, o Banco Central iniciará a integração dos participantes à plataforma do Piloto RD até meados de junho de 2023.

“A seleção inicial inclui representantes de instituições financeiras dos segmentos prudenciais S1 a S4, instituições de pagamento, cooperativas, bancos públicos, desenvolvedores de serviços de criptoativos, operadores de infraestruturas de mercado financeiro e instituidores de arranjos de pagamento”, afirma o Banco Central em comunicado.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado