Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Erdogan é reeleito presidente da Turquia e ficará mais cinco anos no poder

Foto: Pixabay

O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, foi reeleito neste domingo, 28, presidente da Turquia. Segundo o Alto Conselho Eleitoral, Erdogan venceu com 52,16% dos votos válidos. E a oposição, liderada por Kemal Kilicdaroglu, obteve 47,84%.

Dirigindo-se aos apoiadores, Erdogan disse que os eleitores lhe deram a responsabilidade de governar por mais cinco anos, além dos 20 anos em que se esteve do poder. “O único vencedor é a Turquia”, comemorou, em Istambul.

Durante a campanha, Erdogan, líder do Partido AK, de raízes islamistas, apelou aos eleitores com uma retórica nacionalista e conservadora.

Publicidade

Em 14 de maio, no primeiro turno do pleito, que incluiu eleições parlamentares, o partido AK foi o mais votado em dez das 11 províncias atingidas pelos terremotos, ajudando-o a garantir uma maioria parlamentar junto a seus aliados.

Lideranças internacionais, como o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizaram Erdogan pelo resultado conquistado.

“Cumprimento @RTErdogan pela reeleição como presidente da Turquia. Desejo um bom mandato, de muito trabalho para o melhor do povo turco. E conte com a parceria do Brasil na cooperação global pela paz e no combate à pobreza e desenvolvimento do mundo”, disse Lula, no Twitter.

Já Putin saudou o povo turco e elogiou a política externa independente de Erdogan. “A vitória eleitoral foi um resultado natural de seu trabalho altruísta como chefe da República da Turquia, uma clara evidência do apoio do povo turco aos seus esforços para fortalecer a soberania do Estado e conduzir uma política externa independente”, disse o líder russo.

“Apreciamos muito sua contribuição pessoal para o fortalecimento das relações russo-turcas e a cooperação mutuamente benéfica em várias áreas”, completou Putin.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado