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Confiança de Serviços sobe 0,5 ponto em maio ante abril, para 92,9 pontos, diz FGV

Imagem: Freepik

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 0,5 ponto na passagem de abril para maio, o terceiro avanço seguido, para 92,9 pontos, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta terça-feira (30/05). Em médias móveis trimestrais, o índice aumentou 1,3 ponto.

Em nota oficial, Rodolpho Tobler, economista do FGV Ibre, disse que, apesar da alta da confiança no setor de serviços, o índice vem desacelerando nos últimos dois meses e o resultado de maio foi influenciado pela melhora das expectativas, diferente do que vinha ocorrendo nos meses anteriores.

“Houve piora da percepção sobre a situação atual e pequena oscilação na demanda. Ainda há resiliência do segmento de serviços prestados às famílias para os quais os consumidores ainda parecem sustentar a demanda. Para os próximos meses, há uma redução do pessimismo que está relacionado a uma perspectiva de melhora do cenário econômico no segundo semestre do ano”, avaliou.

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A alta do ICS de maio ocorre por uma melhora das expectativas para os próximos meses: o Índice de Expectativas (IE-S) subiu 2,5 pontos, para 92,7 pontos, maior nível desde outubro de 2022 (98,2 pontos).

Contribuiu para esse resultado o crescimento de 3,3 pontos do indicador de demanda prevista nos próximos três meses que foi para os 92,6 pontos, e a alta de 1,4 ponto do indicador de tendência dos negócios nos próximos seis meses que alcançou 92,7 pontos. Em ambos os indicadores o nível é maior desde outubro do ano passado.

O Índice de Situação Atual (ISA-S) recuou 1,4 ponto, para 93,4 pontos. Essa queda do ISA-S foi influenciada principalmente pelo indicador de situação atual dos negócios que caiu 2,5 pontos, para 92,7 pontos, menor nível dos últimos 3 meses. O indicador de volume de demanda atual ficou praticamente estável ao variar -0,3 ponto, para 94,0 pontos.

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