Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Veja quais segmentos têm mais soluções de IA no Brasil

Imagem: Freepik

O relatório “O impacto e o futuro da Inteligência Artificial no Brasil”, realizado pela Box 1824 e a Abstartups, a pedido do Google For Startups, constatou que, das principais startups de inteligência artificial do Brasil, a maioria possui soluções para os segmentos de Saúde e Biotecnologia.

O estudo mapeou 702 empresas que trabalham e desenvolvem IA no país e constatou que elas se dividem entre aquelas que atendem diversas indústrias e as especializadas em alguma vertical, como agricultura, finanças ou saúde. A primeira versão do levantamento saiu em 2021 e mostra que em 2020, foram levantados US$ 350 milhões por elas, com 223 startups de IA no Brasil.

A concentração de empresas estão na Região Sul e Sudeste. Na Região Norte foram mapeadas apenas duas, ambas no estado do Pará. No recorte setorial, o segmento de Saúde e Biotecnologia representa 60% de todas as mapeadas. Em seguida estão RH, com 48%, Indústria e Agricultura, ambas com 46%, além de Serviços Financeiros com 45%. Dentre os últimos segmentos estão Mídia e Entretenimento, com 9% de representatividade.

Publicidade

“O avanço cada vez mais avassalador da internet e da tecnologia fez com que a IA passasse a ser parte do nosso cotidiano. Assistente virtual no celular, conteúdos personalizados nas redes sociais, aplicativo de trânsito para chegar mais rápido nos lugares, entre outras aplicações. Grande parte delas desenvolvida por startups”, explica André Barrence, diretor do Google for Startups América Latina para a Forbes.

Das startups entrevistadas, 57% acreditam que a falta de mão de obra qualificada é o que mais prejudica o desenvolvimento de IA no Brasil. Além disso, 49% desejam que seus especialistas em IA saiam dos cursos com melhor capacidade de transformar modelos em produtos.

“Apesar de ainda não haver um número expressivo de empresas atuando no Brasil inteiro, todas elas disputam um espaço igualmente pequeno. Nele, clientes e sociedade ainda conhecem pouco ou de forma errônea o que de fato significa IA e que benefícios ela pode trazer para diferentes negócios e para a vida dos usuários”, aponta o levantamento.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado