Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Google For Startups: Brasil terá déficit de profissionais de tecnologia

A Arqgen se destaca por sua capacidade de aplicar princípios de arquitetura em seu algoritmo de IA, tornando-o capaz de criar projetos arquitetônicos complexos e eficientes em tempo recorde.
Imagem: Pixabay

O Google for Startups apresentou na quarta-feira (31/05), a pesquisa Panorama de talentos em tecnologia, encomendado à Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e à Box 1824, que mostra os principais desafios do mercado de tecnologia da informação (TI) no Brasil.

De acordo com o levantamento, o país terá um déficit de 530 mil profissionais da área até 2025. Há a previsão de que 53 mil pessoas vão se formar entre 2021 e 2025, mas a demanda por novos profissionais será de 800 mil. “O resultado é um déficit de 530 mil profissionais, evidenciando ainda mais o desequilíbrio entre oferta de trabalho e talentos disponíveis”, diz o Google, em comunicado oficial.

Do total de startups participantes do estudo, 92% acreditam que faltam profissionais de tecnologia no Brasil. Por conta disso, sentem que a inovação nos negócios é prejudicada de tal forma que pode ameaçar o futuro da empresa. “A falta de habilidades digitais do Brasil o coloca na terceira posição entre os países do G20 que mais desperdiçam a oportunidade de aumentar o PIB”, destaca a Google no texto da pesquisa.

Publicidade

Pela pesquisa, as áreas que apresentam os maiores déficits de profissionais e novos talentos são segurança da informação, inteligência artificial, arquitetura de nuvem, organização de TI e automação.

O Google diz que ouviu startups, executivos e profissionais da área que listaram os motivos que geram a escassez de mão de obra qualificada no setor. Alguns causadores são: o ensino de pensamento lógico está defasado nas escolas brasileiras; existem grandes barreiras para pessoas negras e mulheres no mercado de tecnologia e o mercado de TI no Brasil não desenvolve o número de profissionais seniores que deveria.

Além disso, a dificuldade de conseguir o primeiro emprego em tecnologia faz com que os jovens busquem outras áreas; existem grandes limitações para pessoas de regiões distantes dos grandes centros do país e existem condições muito mais atrativas internacionalmente, esvaziando o mercado nacional, são alguns entraves para a escassez de profissionais no setor.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado