Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Nordeste concentra 83% da energia solar e eólica do país

Imagem: Freepik

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Nordeste é o grande responsável pela geração eólica e solar fotovoltaica do país com capacidade instalada, de 28,3 gigawatts (GW), é 82,6% da nacional com as duas fontes de energia. Os nove Estados nordestinos também somam 10 GW em projetos em fase de construção e 79,7% das novas instalações programadas para entrar em operação no país.

A expectativa no Ministério de Minas e Energia (MME) é que a instalação de 30 GW de geração renovável e R$ 120 bilhões em investimentos sejam viabilizados após os três leilões de transmissão de energia da agência previstos para ocorrer em 2023 e 2024.

O primeiro deles, programado para 30 de junho, compreende um total de 6,1 mil quilômetros de linhas de transmissão voltadas ao escoamento da energia renovável produzida no Nordeste para os centros consumidores no Sudeste. O segundo leilão, previsto para outubro, interligará a região com o Centro-Oeste e o Sudeste, e o terceiro ainda não teve seu edital publicado.

Publicidade

A AES Brasil está em fase de conclusão de dois projetos eólicos no Nordeste que serão operados exclusivamente por mulheres: o Cajuína (RN), com 684 MW, e o Tucano (BA), que disponibilizará 322 MW. Atualmente, a companhia soma 1,44 GW em geração eólica.

“Também estamos desenvolvendo projetos solares que somam 272 MW de capacidade que serão instalados de forma híbrida junto aos parques eólicos na Bahia e no Rio Grande do Norte”, diz Bernardo Machado Sacic, diretor de desenvolvimento de novos negócios da companhia, em entrevista ao Valor.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado