Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Funcafé recebe aporte bilionário para impulsionar economia cafeeira no Brasil

(Foto: Michael Burrows/Pexels)

O Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) terá um significativo reforço em seu orçamento. O Ministério da Agricultura decidiu alocar 6,37 bilhões de reais ao fundo, seguindo o decreto da Portaria nº 592, uma decisão que marca um novo capítulo na história da indústria do café no Brasil.

Os recursos serão distribuídos entre diversas áreas chave, com o objetivo de estimular o crescimento e a recuperação do setor. Para as indústrias de café solúvel, torrefação e cooperativas de produção, serão destinados 883 milhões de reais como crédito para capital de giro. Um montante de 30 milhões de reais está previsto para ser aplicado em ações de recuperação de cafezais danificados.

Essa destinação de recursos é dividida ainda em outros segmentos. São reservados até 1,62 bilhão de reais para crédito de custeio, até 2,35 bilhões de reais para crédito de comercialização e até 1,48 bilhão de reais para a linha de Financiamento para Aquisição de Café (FAC).

Publicidade

Essa medida surge como um reflexo positivo da última safra (2022/2023), quando o Funcafé obteve um desempenho recorde, com a aplicação de 96% dos 6,058 bilhões de reais disponibilizados. Os recursos foram predominantemente utilizados em Minas Gerais (68%), seguidos pelo Espírito Santo (15%) e São Paulo (9,9%).

O direcionamento de mais de 6 bilhões de reais para as linhas de financiamento do setor cafeeiro na safra 2023/2024 foi aprovado em maio deste ano pelo Conselho Monetário Nacional. O Ministério da Agricultura anunciou que as taxas de juros dos financiamentos do Funcafé serão estabelecidas juntamente com as medidas do Plano Safra 2023/2024, que serão divulgadas em breve, de acordo com o comunicado oficial.

Com esses investimentos, o futuro do setor cafeeiro no Brasil parece promissor, reforçando o país como um dos principais produtores de café do mundo.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado