Mostra Sesc Cariri apoia novamente uma inclusão plena

A edição 2023 da Mostra Sesc Cariri de Culturas está chegando e, com ela, uma certeza fica estabelecida: a inclusão é fundamental. Durante os quatro dias de evento, que ocorre de 24 a 27 de agosto, o cuidado com esse direito elementar, em especial do acesso às diversas manifestações artísticas, se fará presente em cada momento da programação, com formatos de exibição adaptados a esse fim.

Além da presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em espetáculos e exposições, contando com o recurso de vídeos disponibilizados para essa tradução ao lado das obras, serão apresentadas performances especialmente concebidas para conectarem-se a Pessoas com Deficiência (PCD).

Em destaque, a presença do Grupo Corda em Si, composto por deficientes visuais, que se apresenta no Teatro Sesc Iguatu no dia 26/08; e o espetáculo “Menina com mãos de mar”, da Cia Som em Prosa, que estará na Escola Educar Sesc do Crato, no dia 25/08, com a proposta de trazer, através de canções, uma jornada pela contação de histórias em Libras, com corpo de narradores e cantadores de histórias nos dois idiomas.

Sobre a iniciativa, Sabrina Veras, diretora de Programação Social do Sesc, reafirma o compromisso constante do Sesc Ceará em aprimorar a inclusão nas rotinas da instituição. “Ano após ano, temos trabalhado incansavelmente para tornar nossos eventos e programações culturais verdadeiramente inclusivos, proporcionando a todos a chance de participar plena e ativamente”, afirma a gestora, acrescentando que, nesta edição da Mostra, grande parte da programação contará com acessibilidade em Libras, além de ações pontuais por meio de outros recursos de acessibilidade, como audiodescrição, por exemplo.

“Além disso, a acessibilidade também estará presente em cena com a participação de alguns trabalhos executados por artistas PCD, evidenciando, assim, o empenho do Sesc em democratizar o acesso, cada vez mais, de diversas formas possíveis.

Reforçamos que é importantíssimo contar com o engajamento do público nesse importante passo em direção a um espaço cultural verdadeiramente acessível e acolhedor”, finaliza ela.

SINOPSES:
Artes cênicas – “Menina com mãos de mar”

Em sua performance, a “Cia Som em Prosa” relata a saga de uma jovem com aspirações poéticas, cujo desejo é se tornar uma poetisa. Em um momento singular, ela deixa escapar da memória a tonalidade dos olhos de sua própria mãe. A trama é inspirada no conto intitulado “Olhos D’Água”, do livro “Becos da Memória”, escrito por Conceição Evaristo. Envolvendo uma rica seleção de músicas, a companhia teatral incorpora a língua de sinais (Libras) à apresentação.

Música – A Corda em Si / Duo Corda em Si e Rodrigo Gudin Paiva
“A Corda em Si” é um duo composto por Mateus Costa, contrabaixista, compositor e arranjador, e Fernanda Rosa, cantora e compositora, ambos com deficiência visual. A sua combinação única de contrabaixo acústico e voz, com a participação do percussionista Rodrigo Gudin Paiva, resulta em uma sonoridade íntima e comovente, que traz um alerta: “As paredes têm ouvido!”. 

Sobre a Mostra
Idealizada pelo Sistema Fecomércio Ceará, através do Sesc, a Mostra Sesc Cariri de Culturas se tornou palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais, reconhecida como um dos maiores encontros dessa natureza no País.

A Mostra acontece anualmente no Cariri, transformando a Região em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, cafés literários, rodas de conversas, performances artísticas, mostras de cinema e vídeo, além de ações formativas e seminários. Por meio de sua ampla programação, o evento promove o intercâmbio, a pluralidade e uma valiosa troca artística entre os participantes.

 Mostra Cariri de Culturas
De 24 a 27 de agosto de 2023
Acesse a programação no site: www.mostracariri.com.br
*Programação sujeita a alteração

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado