Estação Sesc de Educação Patrimonial em Quixeramobim.

30.08 - SESC -Crédito da foto Welson Costa Ascom - Prefeitura de Quixeramobim (1)
Foto: Welson Costa Ascom - Prefeitura de Quixeramobim

Quixeramobim terá um novo equipamento cultural em breve, com objetivo de proteger, valorizar e usufruir do patrimônio cultural. Trata-se da Estação07 de Educação Patrimonial, que visa a promoção de ações educativas além de ser um espaço para diálogo com a comunidade local. De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio, deputado federal Luiz Gastão Bittencourt, iniciativas de natureza educativa podem criar um ciclo virtuoso e respaldar o desenvolvimento de outras áreas não menos importantes.

Após a assinatura de um Termo de Cessão de uso, realizada no último dia 11 de agosto, com a Prefeitura do município passando o antigo prédio da Estação Ferroviária da cidade para ser gerido pelo Sesc, as obras têm previsão de entrega entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

“O projeto de Educação e as ações que o Sesc desenvolve no município sempre foram uma referência. Nós trouxemos o Sesc Ler, depois cobrimos a quadra, fizemos outros investimentos, mas vimos que a unidade ficou pequena para o tamanho do município e suas necessidades. E principalmente pela vontade que temos de estar mais próximos de todos”, afirma Luiz Gastão, lembrando da importância de ações contínuas voltadas ao Turismo, à Cultura e ao Meio-Ambiente que têm pautado o dia a dia do Sesc, “mas isso tudo tem de andar junto com a Educação”.

Para o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, a entrega de um novo equipamento, com um novo propósito, marca o início de uma nova era na mentalidade coletiva dos habitantes da cidade. “Este prédio foi transformado por necessidades momentâneas, mas agora voltará a ser abraçado por todos nós, como o foi em 1894, na época de sua inauguração, para que a gente possa ter ainda mais consciência da importância deste grande patrimônio para a História cultural e econômica do nosso município”, aponta.

Relação antiga
O Sesc já está presente em Quixeramobim há mais de 20 anos, com seu braço da educação, o Centro Educacional Sesc Ler. Agora, passará a contar com a Estação, que busca possibilitar aos educandos uma leitura mais elaborada do mundo.

O Termo de Cessão firmado neste mês prevê, além da restauração da Estação Ferroviária e a criação da Estação Sesc de Educação Patrimonial, a instalação do Museu Ferroviário de Quixeramobim (em parceria com a Associação dos Engenheiros da Rede de Viação Cearense – AERVC); a Formação pedagógica de conteúdo extracurricular patrimonial (em parceria com a Associação dos Engenheiros da Rede de Viação Cearense – AERVC) e a instalação de atividades culturais e turísticas na melhoria do lazer social do Município, com a inclusão de um café aberto ao público. A gestão ficará a cargo do gerente de Culturas do Sesc, Alemberg Quindins, e a fiscalização será realizada por Hugo Fernandes Lemos, gerente da Unidade Sesc Ler Quixeramobim.

A proposta da Estação Sesc Patrimonial visa oferecer uma compreensão do universo sociocultural e da trajetória histórico-temporal em que o estudante está inserido, bem como a possibilidade de constituir-se como um espaço de interlocução e diálogo com a comunidade local. O fomento à construção do conhecimento e a participação social para o aperfeiçoamento da gestão, proteção, salvaguarda, valorização e usufruto do patrimônio cultural, assim, tornam-se possíveis.

Em Quixeramobim
O Sistema Fecomércio, através do Sesc, inaugurou, em 2022, o primeiro Museu Orgânico do Sertão Central, o Museu Oficina Antônio Rabelo, num reconhecimento ao designer de joias, artesão e artista plástico que tem as pedras e os espinhos dos cactos de Quixeramobim como a sua principal matéria-prima.

A Estação Ferroviária de Quixeramobim foi inaugurada em 4 de agosto de 1894. Por décadas, foi ponto de encontro, onde toda a população ficava à espera do trem passageiro que trazia novidades: visitantes e produtos diversos. O equipamento foi tombado como patrimônio cultural ferroviário nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2017.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado