Encontro Mercosul/UE sinaliza novas perspectivas para o agronegócio

(Foto: Quang Nguyen Vinh/Pexels)

No dia 13 de setembro, das 9h às 12h30, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e o Grupo de Países Produtores do Sul (GPS) lideram um evento crucial na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Este encontro, intitulado “Para onde vai: Mercosul/UE”, visa debater as repercussões do Green Deal (Pacto Verde Europeu) e os detalhes do acordo Mercosul/UE, ao lado de representantes de câmaras comerciais brasileiras com França, Alemanha, Itália e Espanha.

A celebração de uma década de esforços e colaborações do GPS será um marco destacado durante o evento, que será transmitido ao vivo no canal da ABAG no YouTube. Marcelo Regúnaga, coordenador-geral do GPS, enfatiza a importância do diálogo baseado em estudos científicos para promover uma compreensão profunda e uma colaboração frutífera com os parceiros comerciais.

Uma década de colaboração e crescimento

A ABAG, com mais de 30 anos de experiência e uma rede de mais de 70 empresas e organizações associadas, é a força motriz por trás deste evento significativo. Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da ABAG, destaca que a colaboração regional coordenada, promovida pelo GPS, é um instrumento poderoso para impulsionar o desenvolvimento econômico e social dos países participantes.

O GPS, uma coalizão de especialistas e empresários de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, tem desempenhado um papel crucial no cenário geopolítico, ampliando o poder de negociação desses países em questões relacionadas às novas demandas por alimentos e sustentabilidade.

Mercosul: um gigante econômico em ascensão

Os dados recentes divulgados destacam a potência econômica do Mercosul, que registrou um intercâmbio comercial global de US$ 598 bilhões em 2021. A região, se considerada como uma nação, seria a quinta maior economia do mundo, impulsionada principalmente por sua produção agrícola e pecuária robustas.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado