O grupo farmacêutico AstraZeneca, sediado no Reino Unido, oficializou a compra da empresa americana Icosavax, especialista em vacinas, por um valor que pode chegar a 1,1 bilhão de dólares, equivalente a cerca de 5,5 bilhões de reais. A aquisição, esperada para ser finalizada no primeiro trimestre de 2024, representa um importante passo na ampliação do portfólio da AstraZeneca em doenças respiratórias graves.
A AstraZeneca, em comunicado, revelou que o acordo inclui um pagamento inicial de 800 milhões de dólares (aproximadamente 3,95 bilhões de reais), com possíveis pagamentos adicionais que elevariam o valor total da transação. Esta aquisição está alinhada com a estratégia da AstraZeneca de expandir suas terapias no campo das doenças infecciosas.
Adam Simpson (foto), CEO da Icosavax, disse: “Temos o prazer de anunciar a proposta de aquisição da Icosavax pela AstraZeneca, pois acreditamos que ela oferece a oportunidade de acelerar e expandir o acesso à nossa potencial vacina combinada de primeira classe para idosos. adultos em risco de RSV e hMPV. Esperamos combinar nossas habilidades e experiência no avanço do desenvolvimento do IVX-A12, com as décadas de experiência da AstraZeneca em RSV, recursos e capacidades em estágio final de desenvolvimento.”
A Icosavax
Fundada em 2017, a Icosavax vem desenvolvendo uma tecnologia inovadora em vacinas que combate importantes vírus respiratórios, como o vírus sincicial respiratório (RSV) e o metapneumovírus humano, ambos causadores de infecções graves, especialmente em adultos acima de 60 anos. A tecnologia VLP (partículas semelhantes a vírus) da Icosavax tem o potencial de induzir uma proteção ampla e duradoura contra estes vírus.
A visão da Icosavax é criar vacinas combinadas que possam proteger contra múltiplas infecções virais, com durabilidade além de uma única temporada, abrangendo variantes emergentes, e reduzindo hospitalizações e mortes, especialmente entre os mais idosos.