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Excessos x equilíbrio: saúde nas festas de fim de ano

(Foto: Jr. Panela)

O período festivo que engloba o Natal e o Réveillon é conhecido por suas celebrações repletas de deliciosas tentações culinárias e etílicas. Contudo, é fundamental encontrar um equilíbrio entre a apreciação desses prazeres e a manutenção de uma dieta saudável e uma rotina de exercícios. O desafio reside em aproveitar as festividades sem comprometer os esforços dedicados ao bem-estar e à perda de peso.

Uma abordagem estratégica para manter a disciplina durante esse período inclui a definição de metas realistas e a criação de um plano de ação. Estabelecer limites razoáveis para indulgências alimentares e monitorar o consumo de álcool são passos importantes. Além disso, integrar atividades físicas às celebrações pode ser uma maneira eficaz de equilibrar os excessos. Atividades em grupo, como caminhadas pós-ceia ou danças festivas, não só queimam calorias, mas também promovem o espírito festivo de maneira saudável.

Dica do professor

O verdadeiro segredo para alcançar esse equilíbrio reside na consciência e na moderação, como afirma o educador físico do Sesc Fortaleza, Khalil Tavares. Apreciar as delícias gastronômicas e os brindes festivos é parte integral das celebrações, mas é possível fazê-lo de maneira consciente, mantendo um olhar atento sobre as escolhas alimentares e o consumo de álcool.

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Ao adotar uma abordagem equilibrada, lembra o profissional de Educação Física, é possível desfrutar plenamente das festividades enquanto continua a trabalhar em direção aos objetivos de saúde e bem-estar. “Durante o período de festas de final de ano que antecedem o Carnaval, é importante tomar alguns cuidados para manter o corpo e a saúde em harmonia. Evitar tentações alimentares e o excesso no consumo de bebidas alcoólicas são medidas fundamentais para se manter com um corpo saudável”, aponta Tavares.

Outro fator indispensável, segundo ele, é manter-se regularmente ativo na prática de exercícios físicos, sejam eles musculação, corrida, pedalada, natação, entre outras atividades. “Dessa forma, a prática do exercício físico aliado com o equilíbrio alimentar se tornará determinante para a manutenção dos seus resultados adquiridos com os exercícios ou para iniciar o ano sem aquelas gordurinhas indesejáveis”, informa.

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