Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Qualificação em Gastronomia: desafios e soluções

(Foto: Divulgação/Jr. Panela)

Um mercado em que a competição é acirrada e as demandas dos consumidores estão em constante evolução, com os empreendedores se dedicando mais do que nunca a aprimorar suas habilidades e conhecimentos Se para muitos ainda persiste a ideia de que a Gastronomia é tão e somente um dom, outros estão buscando se preparar mais e mais para enfrentar os desafios do mercado.

Desde chefs renomados até jovens talentos culinários, há quem esteja buscando formas de se destacar e oferecer experiências únicas aos clientes. Nessa luta incessante pela excelência, a qualificação tornou-se um pilar fundamental para o sucesso, impulsionando os empreendedores a investirem em educação, treinamento e inovação para se manterem relevantes e competitivos.

Tem sido assim para Lucas Selhorst, que já cursava a graduação quando decidiu se matricular no Técnico em Gastronomia do Senac Ceará. “Meu objetivo era a capacitação para o mercado de trabalho e o desenvolvimento de novas habilidades”, conta ele. Atualmente, ele é personal chef e sócio proprietário de uma empresa no segmento.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

“Escolhi o Senac pela carga horária e abrangência do curso. Durante as aulas, desenvolvemos muitas habilidades, sejam relacionadas à prática ou administração e gestão, além de ser um curso completo, que proporciona ao aluno aprofundar seus conhecimentos e aperfeiçoar as técnicas da Gastronomia”, descreve Lucas, que concluiu o Técnico em Gastronomia em junho de 2023.

Em transição

Com planos de abrir a sua primeira loja física ainda em 2024, Carol Grangeiro hoje se dedica à padaria artesanal, atendendo seus clientes sob encomenda. Ela trabalhava no segmento de Marketing e fez a transição de carreira durante a pandemia. “O Senac me abriu as portas da cozinha e me ajudou a ter meu negócio, me deu as condições de empreender depois de perder meu emprego”, lembra.

“Como a minha família sempre adorou cozinhar e eu também, resolvi investir no que eu realmente gosto de fazer”, explica. Ao escolher a Gastronomia profissionalmente, ela fez o Técnico e, depois disso, os cursos de Padeiro e de Pães Artesanais. “Escolhi o Senac pela questão da qualidade do curso, dos instrutores, do material, da estrutura e dos equipamentos. Agora, pretendo fazer o (curso) de Confeiteiro para expandir minha padaria e trabalhar com doces também”, planeja a empreendedora.

Temáticas norteadoras

“O curso técnico do Senac tem duração aproximada de um ano. Pode parecer muito, mas quando a gente lembra da variedade e magnitude dos assuntos que envolvem a gastronomia, entende que esse tempo é necessário”, argumenta a consultora de produtos educacionais do Senac Ceará na área da Gastronomia, Vanessa Santos. O curso tem temáticas importantes para a prática profissional, a começar pela organização e limpeza do ambiente, controle de estoque e pré-preparo das produções, passando por cozinha quente, cozinha fria, panificação e confeitaria.

Vanessa explica que o desenvolvimento dessas competências e habilidades, associados aos conhecimentos apresentados pelos instrutores, contribuem para que os alunos saiam do curso preparados para uma diferenciada prática profissional, seja para vagas de trabalho ou para empreender.

“O Senac é a primeira e maior escola de gastronomia do Brasil, única a ofertar o curso técnico em Gastronomia no Estado, e, há mais de 70 anos se preocupa em impactar positivamente no setor, não somente com educação de qualidade, mas também formando profissionais com valores e ética para atuação no mercado”, garante a consultora.

Matrículas abertas

Em 2024, o Senac Ceará oferta dois novos cursos Técnicos: em Desenvolvimento de Sistemas e em Produção de Moda. A oferta nessas áreas tem como objetivo suprir a crescente demanda por profissionais nessas áreas. No primeiro trimestre, estão com matrículas abertas os Técnicos em Estética, Enfermagem, Gastronomia, Logística, Administração e Segurança do Trabalho, entre outros.

Onde fazer?

Os cursos Técnicos estão disponíveis nas unidades de Fortaleza (Centro e Aldeota), Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maranguape e Sobral. Com certificação Técnica de Nível Médio, o principal requisito para se matricular é estar cursando o 2º ano do Ensino Médio. Os demais estão descritos no site do Senac, variando por curso.

Mais informações e matrículas: CLIQUE AQUI!

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado