Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Pesquisa revela que avaliações físicas podem trazer benefícios no trabalho

Avaliações físicas
(Foto: Jr. Panela/Sesc)

A busca por grandes desempenhos no mundo dos esportes e no coporativo destaca a importância de fazer avaliações físicas periódicas. Estas não só potencializam o desempenho atlético como também previnem lesões, sendo uma ferramenta indispensável para atletas e para trabalhadores em geral. O Sesc Ceará está atento as recomendações dessa prática e oferece serviços especializados que trazem benefícios para todos os profissionais.

Estudos da American College of Sports Medicine (ACSM) apontam as avaliações físicas periódicas como uma tendência em 2024, tanto nas práticas esportivas quanto no bem-estar corporativo. Isso sinaliza uma mudança na forma como a saúde física é percebida e gerenciada em diversos contextos.

No ambiente corporativo, a saúde dos colaboradores surgiu como uma prioridade, especialmente com o retorno ao trabalho presencial após a pandemia. A implementação de avaliações físicas regulares é uma estratégia eficaz nesse sentido, trazendo benefícios que vão além do bem-estar, impactando positivamente a produtividade e a satisfação no trabalho.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Como funcionam as avaliações?

A avaliação física oferece uma análise detalhada do condicionamento físico do indivíduo, avaliando aspectos como força, resistência, flexibilidade e composição corporal. “Com base nos dados coletados, treinadores e profissionais de saúde podem desenvolver programas de treinamento específicos, direcionados às necessidades individuais de cada praticante”, explica o professor de Educação Física do Sesc Fortaleza, Francisco Airton.

Além da otimização do desempenho esportivo, a prevenção de lesões é um benefício destacado dessas avaliações. A detecção precoce de desequilíbrios musculares e padrões de movimento inadequados pode reduzir o risco de lesões, promovendo uma prática esportiva mais segura.

A avaliação física periódica também desempenha um papel fundamental na detecção precoce de problemas de saúde subjacentes. Alterações nos padrões de frequência cardíaca, pressão arterial e outros indicadores podem servir como sinais de alerta para condições médicas potencialmente graves, permitindo intervenções precoces e
tratamento adequado.

Avaliações no Sesc Ceará

O Sesc Ceará convida todos interessados a participarem de suas avaliações físicas, essenciais para qualquer início de atividade física. “É através dela que a gente consegue mensurar os parâmetros dos alunos antes de eles fazerem atividade física. Questões como peso, altura, circunferência e Índice de Massa Corporal (IMC), entre outros fatores. A ideia é que a cada três meses o aluno faça uma nova avaliação física, para ver como estão os resultados e as modificações no corpo através da atividade física”, explica Airton.

avaliações físicas
(Foto: Jr. Panela/Sesc)

As unidades de Fortaleza, Crato, Iguatu, Sobral e Juazeiro do Norte estão equipadas com profissionais especializados prontos para atender a todos que desejam melhorar seu desempenho e saúde. Para se inscrever, os interessados só precisam comparecer à respectiva unidade para realizar seu agendamento.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado