Pesquisar
Close this search box.

5 benefícios mentais dos exercícios físicos

benefícios dos exercícios físicos
(Foto: Divulgação/Sesc)

A prática regular de exercícios físicos, como judô e aerobike, vão além da melhoria do condicionamento e da saúde física, trazendo benefícios também para o bem-estar mental. Khalil Tavares, profissional de Educação Física do Sesc Fortaleza, afirma: “Quando nos exercitamos regularmente, estamos investindo não apenas em nossa saúde física, mas também em nosso bem-estar psicológico, propiciando uma variedade de benefícios mentais que contribuem para uma vida mais equilibrada e satisfatória“.

Confira abaixo 5 benefícios dos exercícios físicos:

Benefícios psicológicos dos exercício

  1. Redução do estresse e ansiedade: A atividade física funciona como um redutor natural de estresse, liberando endorfinas e promovendo sentimentos de felicidade e relaxamento.
  2. Melhoria do humor: Exercitar-se regularmente eleva a produção de serotonina, melhorando o humor e a autoestima.
  3. Aumento da clareza mental: A prática de exercícios aumenta o fluxo sanguíneo ao cérebro, melhorando a função cognitiva e a capacidade de resolução de problemas.
  4. Alívio do cansaço mental: Contrariando a crença popular, a atividade física combate o cansaço mental, aumentando os níveis de energia e promovendo revitalização.
  5. Desenvolvimento da resiliência emocional: Enfrentar desafios físicos através do exercício fortalece a determinação e a autoconfiança, elementos cruciais para lidar com o estresse e adversidades.

Judô e aerobike: modalidades transformadoras

O judô é mais que uma arte marcial e um esporte olímpico, ele ensina disciplina, respeito e humildade, fortalecendo o condicionamento mental e emocional. A disciplina é uma parte central da prática do judô, ajudando os alunos a persistir diante dos desafios e a manter o foco e a dedicação em cada treino e competição. Além disso, traz benefícios e ensina a controlar as emoções, superar o medo e tomar decisões rápidas e precisas sob pressão, habilidades valiosas tanto no tatame quanto na vida cotidiana.

O aerobike, por sua vez, oferece uma maneira divertida e energizante de se manter ativo, ideal para quem tem uma rotina agitada. A modalidade combina os benefícios do ciclismo com a emoção de diferentes tipos de
música. Os participantes pedalam em bicicletas estacionárias projetadas para a prática, seguindo percursos que simulam experiências de rua. A música envolvente cria um ambiente energético, tornando a modalidade não apenas eficaz para a promoção de benefícios físicos e mentais, mas também divertida e atrativa.

Início da jornada para o bem-estar mental

Para aqueles que buscam começar ou manter sua saúde mental e física, o Sesc Fortaleza oferece modalidades como judô e aerobike, acessíveis inclusive pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG) do Sesc Ceará. As aulas acontecem de segunda a sexta. Para os interessados em conferir os horários e mais informações, o Sesc disponibiliza o fone (85) 3275-5250. Antes de iniciar, é recomendável uma consulta médica para garantir a adequação da atividade às necessidades individuais.

Para consultar o site, CLIQUE AQUI!

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado