Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Veja como o lucro do Mercado Livre aumentou em 71% no 1T24

Mercado Livre
(Imagem: divulgação/Mercado Livre)

O Mercado Livre (MELI34) anunciou na quinta-feira (02) um aumento de 71% no lucro líquido do primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. O crescimento superou as expectativas dos analistas, destacando o desempenho excepcional das operações no Brasil e no México. No entanto, a empresa teve alguns desafios na Argentina.

A empresa de comércio eletrônico, que opera em 18 países através do marketplace e é dona da fintech Mercado Pago, registrou um lucro líquido de 344 milhões de dólares nos primeiros três meses do ano. A cifra surpreendeu os analistas, que estimavam em média um lucro de 314 milhões de dólares.

O Mercado Livre anunciou alterações no relatório de resultados, incluindo a reclassificação das linhas de receita e despesas de juros do Mercado Pago. A reclassificação teve um impacto positivo de 99 milhões de dólares na receita líquida, sem afetar o lucro líquido. No entanto, mudanças nos termos e condições do Mercado Envios resultaram em um impacto negativo de 10 milhões de dólares sobre o lucro líquido.

Desempenho Financeiro

A receita líquida do Mercado Livre alcançou 4,3 bilhões de dólares. Então, é um aumento de 36% em relação ao ano anterior e superando as projeções dos analistas, que estimavam em 3,9 bilhões de dólares. As vendas do marketplace, principal negócio da empresa, cresceram 36% no Brasil e 42% no México, medidos pelo Volume Bruto de Mercadoria (GMV, na sigla em inglês).

As margens operacionais ficaram em 12,4%. É um aumento em relação aos 11,2% do ano anterior, excluindo as mudanças nos relatórios. O resultado é particularmente positivo, considerando os desafios logísticos enfrentados no último trimestre.

 Argentina

O diretor financeiro da empresa, Martin de los Santos, destacou que a situação macroeconômica da Argentina afetou as margens operacionais devido à forte desvalorização da moeda. No entanto, o forte desempenho no Brasil e no México compensou essa queda.

Expansão da Fintech

O Mercado Livre ampliou a carteira de crédito para 4,4 bilhões de dólares, com um aumento de mais de 600 milhões de dólares em relação ao trimestre anterior. Embora a taxa de inadimplência de curto prazo tenha aumentado, a empresa demonstrou confiança na capacidade de aumentar a originação de crédito para consumidores e comerciantes.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado