Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Sebrae apresenta agenda de desenvolvimento do Sertão Central

Cerimônia acontece dia 16 de maio, às 18h30, na Praça da Juventude

4º Encontro do Programa LIDER, em setembro de 2023, em Quixeramobim (Foto: Divulgação/Sebrae)
4º Encontro do Programa LIDER, em setembro de 2023, em Quixeramobim (Foto: Divulgação/Sebrae)

Na quinta-feira 16 de maio, na Praça da Juventude em Quixeramobim, o Sebrae Ceará apresentou a agenda de desenvolvimento do território do projeto Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER) Sertão Central. Este evento, que contou com a presença de 500 convidados, visa impulsionar o crescimento econômico e sustentável da região.

Participação regional

Para a implementação do programa no Sertão Central, foram realizados nove encontros entre o Sebrae e líderes regionais. Consequentemente, esses encontros resultaram em 32 metas de desenvolvimento e envolveram 10 dos 14 municípios da região, com a participação de 42 líderes dos setores público, privado e terceiro setor.

Eixos estratégicos definidos

Durante o 4º Encontro do Programa LIDER, realizado em setembro de 2023 em Quixeramobim, foram definidos três eixos estratégicos para a transformação da realidade do Sertão Central: turismo, agronegócio e inovação/tecnologia. Primeiramente, esses eixos são priorizados com uma abordagem sustentável e, além disso, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Jornada de oito meses

O programa LIDER, que se estende por oito meses, é executado em três fases. Primeiramente, a fundação identifica o território e suas lideranças. Em seguida, a construção desenvolve uma agenda coletiva. Finalmente, a implementação institucionaliza a estratégia definida.

Participação regional

Para a implementação do programa no Sertão Central, foram realizados nove encontros entre o Sebrae e líderes regionais. Consequentemente, estes encontros resultaram em 32 metas de desenvolvimento e envolveram 10 dos 14 municípios da região, com a participação de 42 líderes dos setores público, privado e terceiro setor.

Expectativas futuras

Cleverson Souza, articulador do escritório regional do Sertão Central do Sebrae/CE, destaca a seleção igualitária de lideranças para contribuir no processo. Além disso, Souza ressalta a expectativa de realizar um grande Fórum de Desenvolvimento Econômico do Sertão Central no final de 2024, para apresentar a agenda e os resultados das ações à população.

“Essas ações serão fundamentais para impulsionar os eixos estratégicos definidos, promovendo a integração dos diversos atores locais e criando, assim, um ambiente favorável ao crescimento e diversificação econômica do Sertão Central”, afirma Souza.

 Apoio do Sebrae

O Sebrae, portanto, apoia o empreendedorismo nos municípios e territórios, contribuindo para o fortalecimento e desenvolvimento de todas as regiões do Ceará. Para mais informações sobre os serviços e ações do Sebrae, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 570 0800.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado